Brasília: Presidente da Câmara de Vereadores de Caculé e demais legisladores protocolam pedido para implantação do Hospital do Câncer em Caetité


A mobilização para a implantação de uma Unidade Regional de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Caetité, liderada pelos presidentes das Câmaras Municipais de Caculé, Caetité, Igaporã, Malhada e Riacho de Santana, respectivamente Paulo Henrique da Silva (DEM), Álvaro – Nem de Dácio – Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR), Gerson – Nengo – Pereira Reis (PCdoB), Manoel Messias Leal (PT) e Nelson Rodney Fernandes Gondim (PR), cumpriu mais uma etapa na manhã do último dia 25, em Brasília.

Liderados pelos presidentes das cinco Câmaras Municipais, vereadores da região foram recebidos em audiência pela Assessora Parlamentar do Gabinete do Ministro de Estado da Saúde, Cristiane Leal Sampaio. No encontro, os presidentes dos Legislativos Municipais da região protocolaram um oficio endereçado ao ministro de Estado da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no qual reivindicam a intervenção do Governo Federal para liberação dos investimentos necessários e autorização para implantação da Unidade de Saúde em Caetité.

Ressaltando que estão conscientes das dificuldades para que a implantação da Unidade Regional de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Caetité seja formalizada, os presidentes dos Legislativos Municipais que encamparam a proposta reforçaram que não medirão esforços “para que os pacientes com câncer que residem nos 42 municípios da região recebam um tratamento mais perto de casa”, conforme ponderou o vereador caetiteense Álvaro – Nem de Dácio – Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR), um dos líderes da mobilização.

Esse também é o entendimento do presidente da Câmara Municipal de Caculé, democrata Paulo Henrique da Silva, que acrescenta a necessidade de fortalecer a mobilização que vai ser fundamental para que o projeto sensibilize e faça com que receba o apoio de parlamentares votados na região. “Precisamos mostrar que estamos engajados [todos os vereadores da região] e fortalecidos neste propósito. Afinal de contas, a luta é por uma Unidade de Saúde Pública que beneficiará todos os paciente da região que precisam se deslocar para Vitória da Conquista e Salvador, alguns até para Montes Claros, em Minas Gerais, para receber o tratamento adequado. Uma Unacon em Caetité, que já tem uma estrutura física pronta, além de atender os nossos pacientes com câncer, diminuiria o sofrimento deles que percorrem muitos quilômetros diariamente para serem atendidos”, apontou o vereador caculeense.

Já o presidente da Câmara Municipal de Riacho de Santana, republicano Nelson Rodney Fernandes Gondim, lembra que além de já haver uma estrutura física que precisará de pequenas adequações para sediara a Unacom pronta em Caetité, na região há outras Unidades de Saúde [Hospital Regional de Guanambi, Policlínica Regional de Guanambi e Hospitais em praticamente todos os municípios], além da experiência dos Consórcios Interfederativos de Saúde que poderão contribuir para que a proposta possa prosperar.

Os vereadores que lideram a mobilizavam ressaltaram ainda que não vão cruzar os braços e aguardar o posicionamento do Ministério da Saúde. “Pelo contrário, vamos buscar fortalecer nossa proposta com a adesão de vereadores de todos os municípios da região, de prefeitos e de lideranças de entidades representativas da sociedade civil. Vamos, também, buscar a adesão do Governo do Estado à proposta”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Malhada, petista Manoel Messias Leal.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.