Caculé: Situação da represa do Comocoxico é preocupante e acende alerta vermelho para o volume morto


Foto: Barragem do Comocoxico, Sertão Em Dia

Foi divulgado neste domingo (04), por internautas nas redes sociais, a atual situação da principal represa que abastece Caculé e mais três municípios, Guajeru e Rio do Antônio, Jacaraci e os distritos de Ibitira e Umbaúba.

A equipe do site do Sertão Em Dia esteve na represa para conferir a vericidade das imagens divulgadas,  ao deparar com a situação atual todos ficaram inconformados com o volume real da represa do Comocoxico. Em março de 2019, o site Sertão Em Dia divulgou a forma que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) agiu ao retirar água da barragem. A concessionária de água juntamente com o Governo do Estado da Bahia, na atual gestão do governo de Rui Costa, divulgaram que o prazo da captação da água na respectiva barragem seria de dois meses.

A obra já tem mais de um ano, ficando na promessa da continuação da adutora que em primeiro anúncio seria captada da represa do Truvisco. Com mais de um ano de atraso o projeto continua no meio do caminho. O Rui “Correria” tem andado em passos lentos quando se trata de compromisso com a população de Caculé e região.

Cido Moreira, 75 anos, morador do Comocoxico

 

Os caculeenses são os mais preocupados com todo esse descaso dos órgãos competentes, com a possibilidade de chegar ao nível morto, caso não venha chover o suficiente.  Em depoimento ao Sertão Em Dia  Sr. Cido Moreira relata ”  Tudo o que vocês estão vendo atrás aí era água, estou hoje com 75 anos e nunca vi a barragem nesta situação que está aqui, a calamidade vai ser maior mais para frente,eu acredito que não era para a barragem está atendendo essa demanda hoje”.

Cido é um sertanejo antes de tudo, mas a situação tem assustado, deixando temeroso com um  possível  desastre.

Confira as fotos:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.