Governo de Caculé inaugura estátua em homenagem à Manoel Caculé


Quem passa pela Lagoa Manoel Caculé, já pode notar a novidade que agora faz parte daquele cenário exuberante. Trata-se da estátua do Manoel Caculé, uma iniciativa da Prefeitura da Cidade, executada pelas mãos dos artistas Gilvandro Oliveira e Edimilson Santana.

A escultura foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (31), como parte da programação de inaugurações. Em um das placas na base da estátua, descreve a história do Africano escravizado que fugiu  de sua Dona ( D. Rosa Prates), em busca da liberdade e encontrou uma linda Lagoa.

História

Nas terras que hoje integram o Município de Caculé existiu primeiro a Fazenda Jacaré, de propriedade de Dona Rosa Prates: estendiam-se elas de Jacaré, povoado do distrito de Ibiassucê, até os atuais limites do distrito de Caculé.

Em 1860, Dona Rosa doou um terreno ao Santíssimo Coração de Jesus, para ser erigida uma capela sob essa invocação, no local onde atualmente se ergue a cidade.

A tradição registra que um escravo da fazendeira Manoel Caculé – após a abolição da escravatura passou a morar à margem de uma lagoa existente no local.

Os viajantes que tomavam aquela direção, ao se cruzarem pelo caminho, perguntavam, uns aos outros, de onde vinham e para onde iam, e a resposta era sempre a mesma: lagoa do Caculé. Este nome passou assim a designar o acidente geográfico, depois o povoado e mais tarde estendeu-se a todo o Município.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.