Jovem Caculeense vence a Anorexia e Bulimia e faz relato de superação e incentivo em rede social


Foto: Enviada por Willian Santos

O jovem Caculeense Willian Santos  fez uma importante declaração de superação na rede social Instagram na sexta-feira passada. Segundo  William, ele passou por sérios problemas de saúde os quais o debilitou seriamente . Willian foi diagnosticado por ter  transtornos alimentares, Bulimia e Anorexia,  que é originado de hábitos alimentares que causam danos à saúde como a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos.

Os distúrbios alimentares são comuns na adolescência e no começo da idade adulta. Eles estão relacionados a uma série de consequências psicológicas, como ansiedade e pressões sociais para o chamado ‘corpo perfeito’.

Após passar por vários tratamentos psicológicos e gastrointestinais, Willian superou o transtorno através de muita persistência e dedicação.

Foto: Enviada por Willian Santos

Com quase mil curtidas no Instagram e centenas de comentários o jovem fez as seguintes declarações: “Como eu disse né, tinha 15 anos quando caí nessa bolha por sempre sofrer piadinhas de pessoas e até mesmo amigos, eu não sabia muito bem o que era e nem que seria possível enraizar tanto assim, afinal, depois de um tempinho que me vi emagrecendo eu pensei que assim que conseguisse atingir meu peso final, iria voltar a minha vida normalmente como se nada tivesse acontecido. O problema é que quanto mais você emagrece, mais você quer emagrecer, é algo que se torna viciante e impossível sair. O silêncio que é dado a anorexia e bulimia é muito forte porque muitas pessoas entendem como “frescura”, na verdade muitas doenças psíquicas são dadas como frescura. Quando eu sofria sozinho nunca tive uma pessoa próxima a mim pra eu poder conversar sobre, pra me incentivar ou aconselhar, então por meio desse pensamento em querer expor esse lado para ajudar, que postei no dia que completei 1 ano do ocorrido. As pessoas precisam saber que é sim uma doença mortal e cruel, porque você vai definhando aos poucos e na frente de todos que você  ama. Lembro como hoje após o São João do ano passado quando a dor  me atingiu, foi tanta dor que não consigo me lembrar muito bem da minha estada aqui em Caculé, só de quando cheguei a Conquista e fui tratado. Na época ninguém entendeu muito bem o que aconteceu, porque uma hora eu estava ótimo dançando nas festas e curtindo com os amigos e no outro dia mal, sendo levado as pressas para outra cidade com risco de vida. Pessoas com bulimia e anorexia se tornam pessoas retraídas, elas têm medo de se expor, vergonha, receio e por isso que é algo que te faz não contar pra ninguém. Comecei vomitando as coisas que eu comia, ou seja a prática da bulimia, só que chegou um período que não era o suficiente então já cortei a comida 100% ficando até 5 dias sem comer nada apenas chá, café sem açúcar, água e trident. Abusava de medicamentos e laxantes, ou seja, eu me destruí todo por dentro por uma beleza inatingível. O transtorno da auto-imagem não é uma realidade apenas da anorexia e bulimia, como também em pessoas que querem ficar “maromba” em academia e se matam com bombas e afins, ou seja, tudo hoje em dia está voltado a imagem perfeita seguida da vida perfeita, por fim dando ênfase a vida manipuladora que o Instagram e as demais redes sociais causam nas pessoas na sua maior parte do tempo”.

 

Matéria: Caetano Augusto 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.