Ministério Público denuncia Haddad por corrupção e lavagem de dinheiro


Foto : Ulisses Dumas/ Divulgação

Ministério Público paulista denunciou o ex-prefeito de São Paulo e candidato a vice do PT ao Planalto, Fernando Haddad, por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Segundo a denúncia, Haddad é acusado de receber R$ 2,6 milhões de propina da empreiteiraUTCEngenharia S.A. para pagamento de dívida contraída durante sua campanha à prefeitura de São Paulo em 2012.

A denúncia foi apresentada nesta terça-feira à imprensa. Na semana passada, o ex-prefeito já havia sido acusado pelo MP de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito envolvendo a mesma construtora. De acordo com a denúncia, a UTC pagou, ao longo de 2013, dívidas da campanha eleitoral de Haddad com uma gráfica. Em maio, num processo também ligado a empreiteira, o MP denunciou Haddad por uso de caixa 2 em campanha.

Haddad sugeriu nesta terça-feira que a iniciativa tenha conotação eleitoral. “Surpreende que no período eleitoral, uma narrativa do empresário Ricardo Pessoa, da UTC, sem qualquer prova, fundamente três ações propostas pelo Ministério Público de São Paulo contra o ex-prefeito e candidato a vice-presidente da República, Fernando Haddad”, defendeu em nota.

Vice na chapa do ex-presidente Lula, Haddad está escalado para assumir a candidatura presidencial do PT quando a Justiça eleitoral negar o registro de candidato ao ex-presidente.

De acordo com a investigação, o dinheiro foi pago pelo doleiro Alberto Youssef em 2013 por meio de contratos firmados com três gráficas. Foram denunciados também o ex-tesoureiro nacional do PT João Vaccari Neto, o doleiro Alberto Youssef, o ex-deputado estadual pelo PT Francisco Carlos de Souza, o Chicão, o presidente da empreiteira, Ricardo Pessoa, e o diretor financeiro da empreiteira Walmir Pinheiro Santana. A denúncia ainda envolve as empresas LWC Editora Gráfica Ltda, Candido e Oliveira Gráfica Ltda e Francisco Carlos de Souza Eireli.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.