Jequié: Prefeitura emite alerta após volta de registros de casos de Covid em UTI


A prefeitura de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, emitiu alerta na noite desta terça-feira (24) sobre o aumento de casos de Covid-19. A medida ocorreu após o município ter zerado os casos da doença no final de abril e pacientes serem hospitalizados com a virose em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A pandemia da Covid-19 não acabou! Mantenha os protocolos preventivos e não vacile”, afirmou a gestão municipal.

No último boletim divulgado pela prefeitura, foram registrados mais sete novos casos positivos nas últimas 24 horas. No município há 22 casos ativos da doença, ou seja, que podem contaminar outras pessoas.

Ao longo da pandemia, Jequié registrou 22.637 casos confirmados da enfermidade, com 443 mortes provocadas. A taxa de ocupação na UTI é de 20%.


Peritos entregam cargos: ‘DPT da Bahia está sucateado por negligência do governador’, dispara Asbac


 

Sem acerto com o Governo do Estado, peritos criminais estão entregando os seus cargos na Bahia. Em entrevista, o presidente da Associação dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (Asbac), Leonardo Fernandes, informou que tamanha é a insatisfação da categoria com o Governo do Estado que, das 25 coordenadorias regionais de polícia técnica existentes, em 23 os peritos entregaram seus cargos. Segundo Fernandes, a categoria busca melhores condições de trabalho através de parte da reposição da inflação. “Já fomos o maior Departamento de Polícia Técnica da América Latina e o primeiro do país, referência nacional. Após 8 anos de governo, estamos sucateados. Não se faz polícia técnica só com viatura”, disparou. O presidente ainda relatou que a Perícia Baiana não dispõe da tecnologia e estrutura adequadas para elucidação dos crimes por falta de investimento do governador Rui Costa. “Sabe quantas vezes o governador recebeu o sindicato pra discutir qualquer assunto? Nenhuma! Nossos ofícios não são sequer respondidos. É um abandono, precariedade e esquecimento que faz pena. Se o governo não quer diálogo o que nos resta é partir para o confronto”, disse. A entrega dos cargos impactará diretamente na sociedade, inclusive com o aumento da impunidade e da criminalidade.


Prefeitura De Ibiassucê Realiza Mutirão De Glaucoma


A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital de Olhos Adrivana Cunha realizou atendimentos para pacientes diagnosticados com Glaucoma no município pela segunda vez esse ano. Os atendimentos foram realizados na Unidade de Saúde da Família Pedrinhas.

Todos os pacientes foram acompanhados, avaliados e passaram por consultas médicas. Após a verificação da pressão intraocular, os que fizeram necessário receberam gratuitamente o colírio adequado para a continuidade de seus tratamentos. Essa Ação da Secretaria de Saúde é muito importante, e vem buscando atender os pacientes com glaucoma, realizando a entrega de colírios, que são indispensáveis para o tratamento, além de trazer maior comodidade aos pacientes de nosso município, pois evita de sair da nossa cidade para fazer os exames.

O glaucoma é uma doença que surge a partir do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico e causando cegueira, caso o paciente não seja tratado corretamente.

Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.
Atendimentos de Saúde cada vez mais perto da nossa população.


Sobrinho é suspeito de matar o tio carbonizado em Presidente Jânio Quadros


Um homem foi encontrado morto após ter sido carbonizado na cidade de Presidente Jânio Quadros, na última sexta-feira (20). A ocorrência foi atendida pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime aconteceu na Fazenda Tabuleiro Comprido. A vítima foi identificada como João Batista de Oliveira. De acordo com a família, o homem estava desaparecido há mais de 24 horas. O suspeito do crime é um sobrinho de João Batista. O local do crime foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Oliveira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.


Ibiassucê: Prefeito assina edital de licitação para a iniciação da obra da praça entorno da Lagoa Covas de Mandioca


O Prefeito Adauto Prates, assinou o edital de licitação para a iniciação da obra da praça  entorno da Lagoa Covas de Mandioca. A obra é fruto de uma emenda do deputado federal Paulo Azi, em conjunto com ex deputado estadual Luciano Ribeiro.

Com projeto arquitetônico finalizado e aprovado, a prefeitura de Ibiassucê apresentou para população, durante a inauguração das obras das calçadas no entorno das lagoas Tanque Grande e Tanquinho e da pavimentação asfáltica da via que se inicia na altura da quadra de esportes da Praça São Judas Tadeu e vai até o Clube Náutico.

A praça contará com quiosques, píer, fonte de água, calçamento, paisagismo e parquinho. Essa será uma praça diferenciada em Ibiassucê, pois está pensada e projetada com muito carinho para que todos possam usufruir. Essa Praça era um sonho recorrente de toda a população de Ibiassucê, e esse sonho se tornará realidade em breve, pois a administração juntamente com o Deputado federal Paulo Azi, em conjunto com ex deputado estadual Luciano Ribeiro garantirá a realização dessa obra tão sonhada e esperada.