Jovem é morto dentro de casa em Brumado

Brumado registra o primeiro homicídio de 2018 nesta quarta-feira (10). Segundo notícias passada para imprensa local, a vítima, Sueido Silva, 18 anos, estava jogando videogame …





Prefeito faz pronunciamento oficial para anunciar a implantação do curso de Medicina em Brumado


Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acompanhado de parte de sua equipe de governo, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) convocou uma coletiva de imprensa e anunciou oficialmente a inclusão de Brumado na lista do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para receber o curso de Medicina. A imprensa foi recepcionada no gabinete do prefeito, onde o gestor expôs que o dia 08 de dezembro de 2017 é uma data história para o povo de Brumado. Emocionado com o edital da publicação em mãos, o prefeito exaltou a conquista para sua terra natal. Representando o município de Brumado nas esferas federais, o deputado Artur Maia (PPS) também participou da coletiva através de uma conferência via telefone. Ele falou da importância da conquista para o município, endossando as palavras do prefeito. Mesmo sendo de porte menor se comparado aos demais municípios da Bahia com os quais concorreu, Brumado apresentou uma logística mais favorável diante de cidades como Irecê, Porto Seguro e Valença, para ser incluso na seleção para implantação do curso que será gerido por uma faculdade particular. A instituição só será conhecida após a licitação promovida pelo MEC. “É um presente de Natal antecipado que deve ser muito comemorado por nossa comunidade. Agora, vamos trabalhar para melhorar nosso padrão e, dessa forma, inserir Brumado entre os polos da educação e saúde do nosso Estado, até mesmo galgando referências a nível nacional”, pontuou o prefeito. Segundo informações do site Sudoeste Bahia.


Brumado: Comerciante é brutalmente agredido por bandidos; o fato gerou revolta e indignação na população


A insegurança pública vem sendo uma “fratura” cada vez mais “exposta”, promovendo um clima de medo e terror na população. Em Brumado, apesar das autoridades classificarem o município como “pacato”, já que os índices de violência, proporcionalmente, são menores de muitas cidades da Bahia, a situação é de extrema preocupação, ainda mais nessa época de final do ano, onde, historicamente a criminalidade é bem mais ativa. Na manhã desta quarta-feira (29), um novo incidente veio confirmar essa tese de “terra sem lei”, onde, dois elementos, visivelmente alterados, caminham em direção a um estabelecimento comercial que fica na Praça Teófilo Alves de Lima, ao lado do Mercado Municipal, e, de forma instantânea, após darem uma “gravata” na vítima, intensificam a agressão ao proprietário, o qual, inclusive, já foi, várias vezes, vítima de roubos. As cenas são de uma selvageria brutal, que até acendem a possibilidade de uma vingança pessoal, já que os bandidos somente agridem o comerciante e levam somente um celular, sem entrarem na loja onde estavam vários celulares e produtos eletrônicos. Imediatamente as imagens circularam de forma frenética pelos aplicativos de mensagens eletrônicas, o que gerou uma forte revolta, com vários comentários que expressaram a profunda indignação por essa situação de falta de pulso do governo do estado em reforçar as Polícias. Em Brumado, o déficit do contingente policial é gritante e pouca coisa, ou quase nada, vem sendo feito para reverter a situação. Existe sim uma luz no fim do túnel, já que é dada como certa a instalação de uma base da CIPE/Sudoeste no município, o que iria inibir a ação criminosa, mas, até lá, a população e, especialmente os comerciantes, continuam vulneráveis à ações como essa que ocorreu. Segundo as últimas informações os meliantes, durante a fuga, deixaram cair uma arma, a qual foi pega por um popular e entregue na delegacia (foto abaixo). Veja também o vídeo revoltante:

https://www.youtube.com/watch?v=9nRCUzYXq4k

 


Guanambi espera inauguração do presídio de Brumado para desafogar delegacia local


Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias indicam que faltam no país 250 mil vagas em presídios. A taxa de ocupação média das cadeias é de 167%. A situação não é diferente da realidade vivenciada na 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde a população carcerária é quase o triplo da capacidade. A situação precária na região poderia ser contornada com a inauguração do presídio de Brumado, que tem capacidade para 523 detentos e espaço físico com área de banho de sol, sala de ressocialização, guaritas de segurança, refeitório e setor administrativo. A obra da unidade prisional foi concluída em 2016, mas não há previsão de inauguração. Para entrar em funcionamento, falta apenas a publicação da Secretaria de Administração Penitenciária autorizando o processo licitatório para contratação da empresa que irá gerir o empreendimento. Sobre o assunto, o governador Rui Costa (PT) já chegou a dizer que a licitação está feita, mas é necessário superar um processo de judicialização que burocratiza a inauguração do presídio. Segundo informações do site achei sudoeste.


Brumado: corpo de senhor de 59 anos é encontrado em avançado estado de decomposição dentro da casa no Bairro do Hospital


Foto: Polícia Militar da Bahia

O corpo do senhor Raí Barbosa dos Santos, 59 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (23) em avançado estado de decomposição dentro da casa onde residia sozinho na Rua Jeremias Alves de Lima, no Bairro Monsenhor Fagundes (Bairro do Hospital), em Brumado. Vizinhos à residência do senhor estranharam o forte cheiro que exalava do imóvel e acionaram a polícia, que arrombou a porta do imóvel e o encontrou. A suspeita inicial é que a morte tenha sido de causa natural, mas somente após o laudo da necropsia confirmará a hipótese. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e será posteriormente liberado para familiares no Distrito de Itaquaraí. Segundo Notícias do  Livramento Hoje.

 


Homem colide moto contra poste e morre na BA-148 em Brumado


Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Odair José, mais conhecido como Pebinha, faleceu na noite do último sábado (18), na Avenida Lindolfo de Azevedo Brito, trecho da BA-148, na cidade de Brumado. Pebinha conduzia sua motocicleta quando perdeu o controle da direção do veículo e colidiu contra um poste. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Ainda no local, foi constatada a morte da vítima do acidente. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado e realizou a perícia. O corpo de Odair foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. 

Por Achei Sudoeste