Brumado registra 114 casos de coronavírus em apenas 9 dias


 A média de casos registrados diariamente do novo coronavírus em Brumado é, talvez, a maior se comparada com cidades com números de habitantes equivalentes. Só nesta quarta-feira (05), segundo boletim expedido pela Secretaria de Saúde de Brumado, foram notificados 13 novos casos. Ao todo, Brumado já ultrapassou a marca dos 500 casos e chegou a 556. No entanto, o número de curados na cidade é 479. A Secretaria também informou que 72 pessoas seguem tratando da doença, o que é considerado alto para uma cidade do porte de Brumado. Na noite de ontem, Brumado notificou a 5ª morte em virtude da Covid-19.


Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Brumado


Um motociclista que não teve a identidade revelada ficou ferido em um acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (23), na Avenida Centenário, em Brumado, no Sudoeste da Bahia.

De acordo informação, o homem seguia sentido Caetité com a moto Honda CG de cor vermelha, quando em um trecho houve a batida com um Volkswagen Saveiro de cor branca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou socorro ao motociclista, que foi levado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O atual estado de saúde não foi revelado.

O condutor do automóvel não sofreu ferimento. A causa do acidente é apurada.


Paciente de Guajeru que morreu em Brumado esbarrou em burocracia de regulação criada pelo estado, rebate secretário


O caso do paciente de Guajeru que faleceu no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, após ser transferido sem a devida regulação chamou a atenção, novamente, para o problema da centralização das regulações na cidade de Salvador. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, relatou que, antes, a cidade de Vitória da Conquista possuía uma central de regulação de leitos, que atendia as regiões sudoeste e oeste de forma mais fácil e acessível. “No final de abril, o Estado decidiu acabar com essas centrais regionais e levar tudo para Salvador, centralizando toda a regulação do estado. Isso tem causado em toda Bahia um transtorno na regulação, gerando imensos problemas”, afirmou. O Município de Brumado já enviou um ofício ao secretário de saúde e ao governador informando sobre a situação e as imensas dificuldades ocasionadas com a mudança. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, o secretário relatou que o Município tem tido dificuldade para transferir pacientes internados no próprio hospital para a UTI Municipal, mesmo com vagas disponíveis. “Foi uma decisão administrativa para reduzir recursos, mas estamos sofrendo para manter contato com a central de regulação estadual. Toda Bahia está sofrendo com esse novo modelo na regulação de pacientes”, criticou.

Informações do Achei Sudoeste


Brumado: Paciente morre vítima de dengue hemorrágica


Um paciente morreu na noite do último domingo (17), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, vítima de dengue hemorrágica. Os dados do paciente não foram divulgados pela secretaria de saúde do município (Sesau). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o paciente é natural da cidade de Brumado, mas morava em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, local em que contraiu a doença. Ele havia sido transferido para a UTI, no último sábado (16), após ser regulado no sistema da secretaria de saúde da Bahia (Sesab). Em Brumado, 131 casos de dengue, 09 de zika vírus e um de chikungunya já foram confirmados

Informações do Achei Sudoeste


Após um mês sem casos, Brumado volta a ter novo diagnóstico confirmado da Covid-19


 

A zona de conforto que aparentemente estava deixando a população de Brumado mais relaxada quanto à pandemia imposta pelo novo coronavírus acabou sendo desativada na manhã desta quinta-feira (19) com a confirmação de um novo caso confirmado da doença no município, lembrando que já tinha 33 dias que não ocorria um caso positivo. O prefeito Eduardo Vasconcelos, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, gravaram um vídeo relatando detalhes. A paciente é uma gestante de 23 anos, moradora do Bairro do Tanque e que está devidamente isolada com seu marido. Não foi confirmada a transmissão vertical, ou seja, para o feto. Ainda não se tem conhecimento do local onde ela pode ter contraído o vírus, o que acende ainda mais o alerta.

Informações do Brumado Urgente