UniFG: Construção da faculdade de medicina em Brumado inicia nos próximos dias


O lançamento da pedra fundamental das obras de construção da faculdade de medicina  na cidade de Brumado, está marcado para às 9h da próxima sexta-feira (20). No local, será construída uma instituição de ensino do Centro de Educação Superior de Guanambi (Cesg), mantenedora do Centro Universitário UniFG.

A secretaria de infraestrutura do município de Brumado concedeu o alvará para inicio da obra na última quinta-feira (11). O Campus UniFG de Brumado será construído as margens da BA-262, nas proximidades de um condomínio particular.

A construção terá uma área de 30 mil m². O prazo para a conclusão da obra será de até seis meses e a perspectiva é que em junho de 2020 já seja realizado o primeiro vestibular de medicina em Brumado.

Na edição do dia 4 de junho de 2019 do Diário Oficial da União, foi publicado o termo de compromisso para a implantação e funcionamento do curso de medicina no município de Brumado.

O termo assinado pelo Cesg, mantenedora do Centro Universitário UniFG e pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, estabeleceu as obrigações e deveres entre as partes para a implantação do curso.

Informações do Agência Sertão


Brumado: Árvore cai em cima de casas no bairro Dr. Juracy


Ao menos duas casas no bairro Dr. Juracy foram atingidas por uma árvore durante a chuva da madrugada de domingo (17), em Brumado. A árvore era alta e, por causa dos ventos, foi arrancada pela raiz na Rua Nazaré. Partes da planta entraram na garagem de um dos imóveis. De acordo com os moradores, a árvore caiu por volta das 02h da manhã e os vizinhos acordaram assustados com o barulho. “Saímos correndo para ver o que havia acontecido e, vimos esta árvore caída na casa ao lado. Foi muito forte o barulho dos galhos quebrando as telhas”, explicou umas das moradora.

Outra vizinha, a Cristiane Souza ficou assustada. “A gente estava assustada já com a forte chuva e os raios que caíram no início da noite, e logo depois na madrugada vem mais um susto desses. Ela caiu em cima da casa e atingiu a fiação que também derrubou postes de energia e deu um clarão. Acabou a eletricidade da rua e logo depois voltou”. Ainda segundo os moradores, a árvore permaneceu caída na via durante a manhã de domingo e ninguém da Defesa Civil foi ao local. Conforme eles, só depois de algumas horas, que uma empresa terceirizada da Coelba apareceu no local e retirou parte da árvore e realizou a manutenção na rede de energia elétrica.

Informações da 97 News


Profissão Repórter da Globo acompanha chegada de jogadoras brumadenses até o clube Estrelas em Guarulhos


 

O programa Profissão Repórter, da TV Globo, acompanhou a jornada das jogadoras brumadenses e de outras cidades do país que foram tentar a sorte em um time de São Paulo. Depois de várias horas de viagem, Kauane, Thainara e Maisa desembarcaram no centro de treinamento do Estrela, time de Guarulhos, no qual passarão a atuar. As adolescentes têm 15, 16 e 17 anos. Os repórteres Sara Pavan e Erik Von Poser acompanharam a história das jogadoras, desde a aprovação na peneira, a despedida de casa em Brumado, até a chegada ao clube. Em São Paulo, as jogadoras terão direito a bolsa de estudos, além de um segundo emprego para se manter. Informações do Achei Sudoeste


Brumado: Estudante de engenharia civil morre após desviar de moto e colidir contra caminhão


Três universitários acabaram se envolvendo em um grave acidente automobilístico na tarde desta sexta-feira (27), entre o terminal rodoviário e o centro comercial de Brumado. O grupo regressava de Guanambi. De acordo com testemunhas, o veículo dirigido por Tiago Prates, de 22 anos, estudante de engenharia civil, estava em alta velocidade, tentou se esquivar de uma motocicleta, porém atingiu o veículo de duas rodas e perdeu o controle de direção. O carro ocupado pelos universitários rodopiou na pista e colidiu na lateral de um caminhão baú parado na faixa de servidão, do outro lado da pista. O condutor do veículo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local do acidente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste da cidade de Brumado, o motorista do caminhão informou detalhes acerca do ocorrido.

“A moto atrapalhou ele no trânsito e ele vinha em alta velocidade, puxou a direção pra tirar da moto, mas tocou no veículo. Ele perdeu a direção e veio rodando até tocar no caminhão”, contou, emocionado com a tragédia. Policiais militares e socorristas do Samu 192 contaram com o apoio de populares para retirar as demais vítimas que ficaram presas às ferragens – as mesmas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O condutor da motocicleta ainda tentou prestar socorro aos ocupantes do carro, mas também precisou de cuidados médicos, sendo levado ao hospital. Polícia civil, departamento de polícia técnica e agentes de trânsito estiveram no local realizando os procedimentos de praxe.


Brumado: Acusado de matar Ariane Santos deve se entregar à polícia nesta quarta (25)


Os advogados do acusado de assassinar a brumadense Ariane dos Reis Santos, de 32 anos, na madrugada da última terça-feira (24), foram até a Delegacia de Brumado e relataram que o seu cliente, Deuslirio Alves, deve se apresentar ainda nesta quarta-feira (25) na sede da 20ª Coorpin. A informação partiu da própria Polícia Civil. Deuslirio é acusado de cometer feminicídio ao matar com um tiro a companheira dentro da casa onde ela morava, localizada  na Rua Ana Maria de Jesus, no bairro Esconso. Segundo a Polícia, no dia do crime, Deuslirio teria ligado para o pai da vítima, afirmando que tinha cometido o assassinato. Conforme a Polícia, o acusado tem passagens pela Justiça por ameaças de divulgação de fotos íntimas de outra ex-companheira, que hoje mora no Estado de São Paulo. Ainda de acordo com a 20ª Coorpin, perícia realizada no corpo da vítima, apontou que Ariane foi atingida com um tiro na cabeça, provocando a morte instantânea da vítima. Informações da 97 News