Caculé: SESAB classifica município como de altíssimo risco para epidemia de Dengue


De acordo com o último boletim da SESAB, o município de Caculé encontra-se entre os 17 municípios que hoje são considerados de alto e altíssimo risco para epidemia de dengue, são municípios com coeficiente de incidência para dengue maior que 100 casos para cada 1000 habitantes.

Além deste destaque negativo Caculé acumula o maior número de casos de Zika e configura entre os primeiros de chikungunya em todo o estado.

Algumas pessoas da cidade estão reclamando  das sequelas da Chikungunya, como  dor crônica nas articulações, perda do tônus muscular e deformação nas articulações.

Além de toda essa situação, podem ocorrer danos no cérebro, dificultando a coordenação motora, o que pode prejudicar as atividades do dia a dia.

 

Confira a tabela por cidade: 


Médico caculeense, 27 anos, faleceu após acidente automobilístico e passar dias em coma


O médico caculeense, Ravel Alves, 27 anos, formado pela UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz, faleceu nesta segunda-feira (09). Ravel lutou até o último segundo pela vida, um acidente automobilístico levou o médico caculeense  a ficar por dias em coma.

A comoção tomou conta das redes sociais, amigos e demais conhecidos prestam solidariedade  aos familiares de Ravel Alves que teve sua vida ceifada por um trágico acidente ocorrido no domingo de páscoa quando estava retornando da cidade de Rio Quente-GO.

O corpo está a caminho da cidade de Caculé onde será  velado no Salão Pax Brasil, localizado na Rua Ranulfo Costa. Familiares não confirmaram o horário do velório e sepultamento.

A UESC solidarizou com a perda precoce do jovem médico, em uma das suas redes sociais, citou “Estudante ativo e querido, sua companhia era desejada por muitos colegas e professores. Formou com honra e exerceu a medicina na sua plenitude, devido ao ser empático, bondoso, atencioso e cuidadoso que sempre foi. O nome Ravel significa ‘rebelde’. E, como essência, todos sabemos que você subverteu às dificuldades e resistiu até os últimos minutos. Embora sua passagem tenha sido curta para os que ficam, guardamos momentos eternizados ao seu lado. Você sempre será exemplo. Vai nos deixar muitas saudades! Hoje, meu amigo, os anjos te acolhem no céu e celebram o êxito de sua missão aqui: você encarou desafios e responsabilidades, cuidou do próximo, trouxe alegria, foi feliz e lutou até o fim”.


Caculé: Polícia Militar recupera motocicleta roubada e prende homem por tráfico de drogas


Na noite desta quinta feira (28), por volta das 22h00, uma guarnição da CIPE Sudoeste prendeu em flagrante um homem que estava com drogas.

Após apreensão foi constatado que a motocicleta era roubada. Imediatamente a polícia militar encaminhou o homem juntamente com o material apreendido para a DP da cidade de Guanambi.

Com o criminoso foi encontrado um telefone Samsung, motocicleta Honda CG 125 Fan, cinco trouxas de maconha, pedra de crack e mais R$40,00.


Caculé: Estudantes denunciam falta de merenda e material didático no Colégio Estadual Norberto Fernandes


O Colégio Norberto Fernandes, da rede estadual de ensino em Caculé, criado há 67 anos, hoje é formador de centenas de estudantes. Com o impacto causado pela pandemia na aprendizagem e do retorno das aulas presenciais nas escolas municipais e estaduais, nossa reportagem recebeu contato de alguns alunos buscando levar a público alguma situações vivenciadas pelos mesmos neste retorno.

Segundo as fontes que preferem não se identificar, desde o início do ano letivo não há oferta de livros ou material didático físico para suporte nas aulas. Com isso, eles têm recebido arquivos com os materiais através de aplicativo de mensagem. No entanto, os alunos que não possuem celular ou possuem algum tipo de dificuldade com os mesmos, estão prejudicados.

Na mensagem recebida pelo Sertão em Dia, os remetentes desabafam também sobre outras situações referentes à rotina escolar.

Nos demais problemas apontados está a qualidade da merenda escolar e a suspensão de aulas no intervalo de dois dias, pela ausência da mesma.

 

Confira o vídeo feito por um aluno no momento que estão fazendo a refeição: