Prefeitura de Caculé transfere a feira livre do dia 08 setembro para o dia 09, devido o feriado do Sagrado Coração de Jesus 


Prefeitura de Caculé transferiu a feira-livre para quinta-feira (09), sendo realizada todas as quartas-feiras, o motivo da mudança será por conta do feriado do Sagrado Coração de Jesus, dia 08 de setembro, que é padroeiro da cidade.

A História:

Em 1860, Dona Rosa doou um terreno ao Sagrado Coração de Jesus para ser erguida uma capela sob essa invocação, no local onde, atualmente, se ergue a cidade. No entanto, a ideia de construir essa primeira capela foi de Dona Ana Tereza, mãe de Dona Rosa.
Com a morte da sua genitora que não teve a satisfação de ver o seu ideal religioso concretizado, Dona Rosa se empenhou para a construção desse sonho.
Com o término das obras, a primeira missa foi celebrada pelo Padre Joaquim Pedro Garcia Leal, sobrinho de Dona Rosa Prates e Vigário de Umburanas.

Além disso, Dona Rosa Prates também fez um testamento dando alforria para todos os seus escravos da Fazenda, além de deixar vários pedaços de terra entre todos eles, afim de que os mesmo pudessem se manter após a sua morte.

Com a construção da Capela, a alforria dos escravos que tinham terra para plantar, juntamente com a presença da estrada real que cortava a região e dava acesso aos viajantes, se formou ali, com o passar do anos, um vilarejo que foi se desenvolvendo de forma promissora.

Assim, em 23 de julho de 1880, essa região do Santíssimo Coração de Jesus de Caculé foi eleva a “Distrito de Paz” por meio da Lei Provincial de n° 2.093.
Vinte e dois anos depois, em agosto de 1902, devido ao amplo progresso da região de Caculé, a sede da freguesia foi transferida para lá por ato do Arcebispo da Bahia na época, Dom Jerônimo Tomé da Silva.

Informações do Museu de Caculé

Advogado caculeense que passará por cirurgia no coração necessita de doação de sangue


O advogado Cláudio Márcio Amorim Coutinho, 47 anos,  estará fazendo uma cirurgia no coração, necessitando de cinco pontes safena. A realização da cirurgia ocorrerá no Hospital IBR em Vitória da Conquista, porém precisará de doadores de sangue que resida no local do procedimento. O seu sangue é  A-, as pessoas que tenham o interesse em doar é só  entrar em contato pelo telefone (77) 3427- 0327 e falar com Vanessa ou Laís, agende seu dia e horário no banco de sangue próximo ao Hospital São Vicente.

Cláudio Amorim está internado há 18 dias, a cirurgia está marcada para o dia 10/09/2021, por este motivo é importante fazer a doação antes dessa data.


Urgente: Após sofrer acidente de motocicleta, caculeense necessita de cirurgia para retirar coágulo no cérebro


 

Ailson Martins Alves,39 anos, sofreu um acidente de motocicleta no sábado (28), próximo a comunidade do Quati, sentido ao Truvisco, localizada em Caculé. Após o acidente, o SAMU fez a ocorrência, pela gravidade dos ferimentos Ailson foi transferido para uma UTI-Unidade de terapia intensiva do Hospital Regional de Guanambi.

Após o diagnóstico, foi identificado que o paciente necessita de uma cirurgia com urgência para retirada de um coágulo, pois o mesmo sofreu um trauma na região do crânio, correndo o risco de evoluir para um AVC-Acidente Vascular Cerebral. Ailson Martins tem poucas horas para realizar a cirurgia.

Infelizmente o procedimento cirúrgico não é realizado na cidade de Guanambi, por este motivo os familiares estão pedindo para que as autoridades intercedam por sua saúde.

 

 


CDL inaugura nova sede em Caculé, será disponibilizado serviços de consulta para a população


Nova sede do CDL em Caculé

 

Foi inaugurada nessa quarta-feira, dia 18 de agosto a sede da Câmera de Dirigentes Lojistas de Caculé-BA. O escritório está situado na Rua Presidente Getúlio Varga, S/n, Centro, (ao lado de Fran Pâtisserie) e disponibiliza a população em geral, os serviços de consulta, inclusão e exclusão ao sistema SPC e Serasa, um banco de dados de cadastro de inadimplentes, assessoria jurídica gratuita aos associados, divulgação de produtos, empresas, vagas e currículos, acesso a certificação digital, serviços de xerox e impressão, entre outros.

A CDL de Caculé, foi reorganizada a partir da iniciativa de 60 empreendedores da cidade, com o intuito de representar o setor varejista, atacadista e industrial e em âmbito municipal na deliberação regular de providencias, ações, estudos, estratégias, trocas de ideias e informações que desenvolvam a atividade lojista e a comunidade.

O número de associados tem aumentado nos últimos dois meses e desde a organização do grupo, foram realizadas campanhas comerciais com sorteios em benefício aos consumidores, deliberações e decisões junto ao poder público municipal para organização do calendário comercial e melhoria do transito em vias públicas, entre outras ações ainda em curso. Foi formada uma parceria com Sebrae e a sala de empreendedor de Caculé com o intuito de promover palestras, cursos e capacitações para seus associados.

A nova diretoria da associação, é formada por: Giselda Betanha (Presidente), Elma Mesquita (vice-presidente) ,Irene Trindade( Administrativo) ,Ana Paula Mota ( Financeiro) Luana Valença ( SPC e Serasa)  Aurelinda Bomfim( Marketing). Segundo Giselda Betanha, presidente da CDL, “ tem sido uma satisfação lutar por melhorias para a nossa classe, contribuindo para o crescimento do nosso comércio, gerando assim, emprego e renda para nossa cidade. Nos destacamos pela busca em acompanhar as novas tendências de marketing e cultura organizacional do mercado, pois entendemos que a inovação é vital para a durabilidade das empresas.”

 


Estilista caculeense veste a Miss Bahia no concurso Miss Brasil CNB 2021


Linda Souza, conhecida popularmente pela marca Aurélia Camargo, é estilista e possui um ateliê Caculé/BA, onde confecciona vestidos sob medida e da alta costura, atendendo também em toda região.

Recentemente, houve um interesse muito grande em investir no mundo das misses, onde solta sua imaginação ao criar cada peça. “Sempre foi um sonho meu, e quando tive a primeira cliente Miss foi algo mágico.”, relata Linda.” Percebi esse universo como uma oportunidade de dar asas a minha criatividade. No dia a dia de um ateliê de alta moda, enquanto estilista, sou limitada ao gosto e as exigências dos clientes. Já os vestidos de Misses, me permitem contar histórias.” Linda ainda conta que quando conheceu a representante do Miss Bahia, se encantou rapidamente por ela e então iniciaram uma parceria: criar um vestido para o concurso Miss Brasil CNB (Concurso Nacional de Beleza) 2021.

A Miss Bahia, Odara de Carvalho Skubincan, 22 anos, residente em Salvador, é fã da cor azul e a partir daí foram surgindo inspirações para a peça. “Odara ama azul. Azul do céu e do mar. Então, para criar o vestido, peguei referências desses ambientes. Do elemento mar, vieram as pérolas, as contas de vidro, os vidrilhos. Mas o diferencial desse vestido, é a cor. Não me inspirei no mar para criá-la, mas no céu do sertão. O que vemos de azul, quando o sol tinge a Caatinga de cinza, é só o céu. É uma mistura de azul serenity com azul turquesa, que a gente não sabe onde um começa e o outro termina […]. Porque embora Odara seja uma mulher do mar, eu sou uma estilista sertaneja.”

A estilista aplica em cada vestido de miss uma história, cultura ou representação. ”Quando Odara desfilar com seu traje de gala, temos certeza de que não estará sozinha, estará carregando os sonhos, a luta e a realizações de todas as mulheres da Bahia”, Linda finaliza.

 

 

Informações do HR Bahia