A criança pode tomar banho após as refeições? Confira a resposta com Dra. Layanne


Quem nunca ouviu ou falou que não se pode tomar banho (de chuveiro ou de piscina) após comer? Hoje nós convidamos a Dra. Layanne Cruz (CRM/BA 28.442 | RQE 17.883; CRM/MG 66.596 | RQE 45.930) Pediatra, Consultora do sono e Membro Titular da SBP para explicar esse mito. Confira:

“Então, gente, ao contrário do que popularmente se acha, tomar banho após a refeição não faz a criança passar mal. Pode tomar banho, pode lavar o cabelo…

Usar a piscina também é tranquilo! Pode entrar no mar e na piscina (sempre com supervisão, claro). Porém, a atividade física (nadar), sobretudo em alta intensidade pode causar enjoos e a criança pode passar mal, tendo o risco de afogamento. Por isso é necessário ter bastante atenção e o ideal é esperar 50 minutos.

Isso ocorre porque quando fazemos uma refeição, o organismo passa a dar prioridade para a digestão. Se nesse momento a pessoa realizar alguma atividade física intensa, os músculos passarão a requerer mais sangue para supri-los de oxigênio, atrapalhando o processo digestivo.

No caso de bebês pequenos, porém, é preciso considerar se a criança costuma regurgitar muito após as mamadas ou a papinha. Nesse caso, ele deve ser pouco manipulado após a refeição, já que isso poderá intensificar os sintomas, e o banho deverá ser dado antes da alimentação.

Mas claro, tudo deve ser cuidadosamente analisado em cada caso. Se tiverem alguma dúvida mais pontual, procure um profissional de confiança para se consultar.”

A pediatra Dra. Layanne Cruz atende em Caculé e região. Deixaremos abaixo os locais e contatos, para o conhecimento de todos.

Sigam ela no Instagram para mais conteúdos: @layannecruzped

📍 CACULÉ: Clínica Medvida – (77) 3455-1566 / (77) 99205-0317
📍 CONDEÚBA: Clinica Life – (77) 99204-8132 / (77) 98852-6234
📍 JACARACI: Clinica Nattan – (77) 99168-6830
📍 LICÍNIO DE ALMEIDA: Labvida – (77) 99155-3302
📍 MORTUGABA: Clinica Cardiovida – (77) 99153-8665
📍 MONTEZUMA: Clinica Médica Saúde Primme – (38) 99918-9210


Dra. Layanne Cruz, pediatra,  esclarece  polêmica sobre o famoso andador para os bebês e os seus malefícios


 

“Bom, para esclarecer melhor, separei quatro motivos para você não colocar seu filho no andador. São eles:

Primeiramente, porque o aparelho pode causar acidentes graves, às vezes até fatais. Nele, o bebê fica sentado numa altura mais alta do que deveria, o que dá a ele uma maior liberdade para alcançar objetos perigosos e tóxicos.

Segundo: o bebê pode “capotar” utilizando o andador, e seu principal órgão de choque é a cabeça. O mínimo que pode acontecer é um “galo” enorme, mas existe o risco de um acidente de maiores consequências como, por exemplo, um traumatismo craniano mais grave.

Terceiro: o andador pode atrasar o desenvolvimento psicomotor da criança, visto que criar dificuldades motoras ajuda na superação delas e o andador faz justamente o contrário! Com esse aparelho o bebê não usa os músculos que precisa para andar e, assim, eles não se desenvolvem bem.

Quarto: uma vez utilizando o andador, o bebê pula etapas, como o engatinhar. Além de dificultar o aprendizado do equilíbrio corporal, a posição dos pés e o andar sem jogar o peso do corpo para frente. Para atingir os marcos do desenvolvimento, o bebê precisa passar pelas fases de rolar, senta, engatinhar e brincar no chão!

Se precisarem de mais auxílios, procurem uma pessoa de confiança para ajudar vocês!”

A pediatra Dra. Layanne Cruz atende em Caculé e região. Deixaremos abaixo os locais e contatos, para o conhecimento de todos.

Sigam ela no Instagram para mais conteúdos: @layannecruzped

📍 CACULÉ: Clínica Medvida – (77) 3455-1566 / (77) 99205-0317
📍 CONDEÚBA: Clinica Life – (77) 99204-8132 / (77) 98852-6234
📍 JACARACI: Clinica Nattan – (77) 99168-6830
📍 LICÍNIO DE ALMEIDA: Labvida – (77) 99155-3302
📍 MORTUGABA: Clinica Cardiovida – (77) 99153-8665
📍 MONTEZUMA: Clinica Médica Saúde Primme – (38) 99918-9210


Por que não oferecer mingau ao bebê?, Dra. Layanne Cruz responde


Hoje, temos a participação especial da Dra. Layanne Cruz (CRM/BA 28.442 | RQE 17.883 CRM/MG 66.596 | RQE 45.930). Ela é Pediatra, Consultora do sono, Membro Titular da SBP, e veio nos explicar porque não é indicado oferecer mingau aos bebês. Vamos conferir.

“Até os 6 meses, aos bebês, é recomendado que eles se alimentem exclusivamente do leite materno e, após esse período, outros tipos de alimentos podem começar a ser introduzidos aos poucos em sua dieta.

Dessa forma, o mingau parece uma opção para esse início de alimentação sólida, porém, é importante ressaltar que ele sozinho não vai garantir a alimentação do seu bebê, ou seja, ele não substitui uma refeição. O mingau oferece uma carga grande de energia para a criança, mas não os nutrientes necessários para o seu pleno desenvolvimento.

Bebês tem espaço gástrico bem pequeno! Se preenchermos esse estômago com o mingau, teremos um bebê saciado, mas qualquer outra intenção de oferecer um alimento (de verdade) não funcionará.

Outro ponto importante é que o mingau também pode causar falta de costume com os demais alimentos, já que a criança após os 6 meses deve começar a experimentar diferentes consistências, sendo o estímulo à mastigação muito importante, pois quando os dentinhos começam a aparecer, o bebê precisa ser ensinado a ter controle maior da mastigação, sendo importante que a consistência do alimento seja diferenciada.

Fora que o mingau industrializado possui conservantes em todo o processo de industrialização dos alimentos, fazendo com que eles percam diversos nutrientes.

Então, é sempre interessante levar em consideração tudo isso na hora da alimentação. Na dúvida, consulte um profissional de confiança para ajudar sua família.”

A pediatra Dra. Layanne Cruz atende em Caculé e região. Deixaremos abaixo os locais e contatos, para o conhecimento de todos.

Sigam ela no Instagram para mais conteúdos: @layannecruzped

📍 CACULÉ: Clínica Medvida – (77) 3455-1566 / (77) 99205-0317
📍 CONDEÚBA: Clinica Life – (77) 99204-8132 / (77) 98852-6234
📍 JACARACI: Clinica Nattan – (77) 99168-6830
📍 LICÍNIO DE ALMEIDA: Labvida – (77) 99155-3302
📍 MORTUGABA: Clinica Cardiovida – (77) 99153-8665
📍 MONTEZUMA: Clinica Médica Saúde Primme – (38) 99918-9210


Amado Batista, aos 67 anos assume namoro com uma jovem de 19 anos


Amado Batista anda sorrindo à toa. Após passar por um longo período solteiro, o cantor, de 67 anos está namorando Layza Bittencourt Felizardo, de 19 anos. A morena e o artista teriam começado o relacionamento há 5 meses, afirmou um site de Itaituba, no Pará.
Ainda conforme informações do Giro Portal, Layza teria contato que tudo começou em um show que aconteceu no município amazonense de Careiro Castanho, onde Amado Batista fez elogios à ela durante o evento e pediu para trocarem contatos.
A jovem teria revelado que foi o primeiro passo para que ela e o cantor começassem a se envolver. “Ele é uma pessoa incrível, de uma personalidade forte e admirável! Um homem super família e amoroso!”
O portal também revelou que Layza participa de vários shows com o cantor e já conheceu toda sua família. “Não deixo isso subir à cabeça, trato sempre como uma coisa natural. Pra mim ele não é o Amado Cantor e sim o Amado família que é um super pai, amigo e namorado.”

A trupe teatro anuncia evento mensal durante o ano em Caculé


A Trupe Teatro Animação está com um projeto inédito para este ano de 2019. A cada mês terá um espetáculo na cidade de Caculé voltados para o público infantil.
Grazi Spínola diretora da Trupe T&A afirma: – ‘’Nossa Cidade de Caculé estar carente de entretenimento e cultura para esta faixa de idade. Nosso intuito é ter essa programação mensal para a formação de platéia e assim, criarmos a cultura de ir ao teatro e valorizar as artes cênicas e circenses.
Neste final de semana nos dias 19 e 20 de janeiro no Cine Teatro às 18:00 estar confirmado o Musical ‘’A Fabulosa Trupe em Era Uma Vez… Galinha Pintadinha’’ um espetáculo cover, sendo apresentado a história Galinha mais famosa do Brasil, um show interativo teatral e dançante. Os ingressos estão sendo vendidos no Hotel Alvorada na Praça da Igreja Matriz e nas Lojas apoiadoras/parceiras: Center Festa e Fashion Kids na avenida Cônego Miguel Monteiro.

Confira a agenda:
Janeiro: Musical ‘’A Fabulosa Trupe em Era Uma Vez… Galinha Pintadinha.’’
Fevereiro: ‘’Procura-se Uma Princesa.’’
Março: ‘’Bailinho de Carnaval.’’
Abril: ‘’Concurso Príncipe e Princesa da Micareta.’’
Maio: DIVULGAREMOS DEPOIS O EVENTO
Junho: Espetáculo Junino
Julho: DIVULGAREMOS DEPOIS O EVENTO
Agosto: DIVULGAREMOS DEPOIS O EVENTO
Setembro: DIVULGAREMOS DEPOIS O EVENTO
Outubro: ‘’Show Brincante’’
Novembro: DIVULGAREMOS DEPOIS O EVENTO
Dezembro: Espetáculo Natalino

A Trupe Teatro&Animação é atuante desde março de 2010 em Festas de aniversários e eventos em geral. É uma empresa que é composta por amigos e artistas e contrata em casos necessários outras pessoas para trabalhar artisticamente em festas e eventos infantis em Caculé e região com shows, pocket shows, recreação, animação e serviços artísticos.
A proprietária Grazi Spínola é quem confecciona as fantasias, mascotes, maquiagem e demais adereços para os trabalhos e dirigindo os colegas artistas em seus personagens.
A Trupe Teatro&Animação dedica em preencher esse espaço atendendo com serviços de qualidade, realizando o seu grande sonho em fazer o aniversário mágico e eventos diferentes.
Valorizar a cultura é um incentivo a cada artista em mostrar seu talento,vestindo,maquiando,dirigindo e remunerando pelo trabalho executado.