Mari Palma deixa ‘G1 em 1 minuto’ para reforçar time de esportes em ano de Copa


A jornalista Mari Palma, da Rede Globo, foi deslocada para a equipe de esportes da emissora. Ela deverá reforçar a equipe esportiva durante o ano de Copa do Mundo, e deixará a redação do portal de notícias G1. Com isso, ela não deverá mais apresentar o boletim ‘G1 em Um Minuto’.

Aos 29 anos, Mari Palma conquistou o carinho dos fãs e aproximadamente 1 milhão de seguidores nas redes sociais devido ao seu estilo informal e descontraído, quebrando um pouco do ‘padrão Globo de jornalismo’. Com dez anos de Globo, ela já participou de diversos programas, como o Fantástico, Encontro com Fátima Bernardes e Bem Estar.


Micareta de Caculé 2018: O desfile da alegria está de volta!


 

“Faz tanto tempo que eu te conheço, mas você mudou comigo, minha flor bonita, minha linda flor… Saudade presa no meu coração…” Esses versos são cantados por Bel Marques em inúmeros carnavais e micaretas pelo Brasil, e retratam o sentimento nostálgico do folião e da foliona caculeense no que se refere às antigas edições da micareta nesta falada cidade.

Caculé, Bahia, Brasil, território sincrético, colorido, animado e festivo; Sertão nordestino, sudoeste do estado, lugar adornado por inúmeras manifestações culturais, de um povo rico em histórias e artes.

Nosso regresso terá como cenário esse ambiente, há mais ou menos vinte e cinco anos, direto do túnel do tempo. Em épocas áureas do Axé Music e da lambada, quando o circuito da Micareta de Caculé era realizado na Praça Miguel Fernandes e na Praça J.J. Seabra, a população da cidade se alegrava para receber e dançar atrás do trio elétrico, ao som de músicas inesquecíveis, surgidas através da atuação de bandas famosas no universo do axé baiano de raiz, como Banda Reflexus, Chiclete com Banana e Araketu, além de Sarajane e claro, Luiz Caldas, o Pai do Axé Music, e muitas outras atrações nascidas no seio da cultura musical baiana.

Em época de micareta, a cidade vestia o abadá da folia, o clima era de total sintonia entre os moradores locais e os visitantes. O aroma da cidade exalava os sabores da festa, vinham baianas de acarajé de municípios vizinhos, grandes barracas de cachorro quente, além das tendas de jogos diversos. A alegria da criançada era no parque temático, certeza era ir pular no pula-pula e brincar de roda no carrossel, sem esquecer dos balões em formato de chupeta, vendidos na praça, esses sim, faziam a festa das crianças daquela época.

Para os adultos que se tornavam foliões, a alegria era beber uma boa cerveja gelada e pular atrás do trio. Foram micaretas memoráveis que marcaram a vida de muitos/as caculeenses.

Com o passar dos anos, o circuito da folia migrou para a Avenida Dr. Antônio Muniz e Avenida Cônego Miguel Monteiro, concentrando na Praça do Posto Zero, tradicional ponto de encontro dos foliões. A festa cresceu e precisava de vias mais extensas para a passagem do trio e do povo, mas, infelizmente, essa mudança estava decretando um possível fim dessa tão alegre tradição. Após alguns anos e novas mudanças de circuito, foi realizada a ultima Micareta de Caculé, assim, a cidade perdeu um pouco da sua alegria e brilho.

A Banda Reflexus já cantava outrora “A saudade só vem de quem se gosta, ai que paixão…” É com o coração saudoso e muitas lembranças de outros tempos, que o folião caculeense recebe a notícia, em 2018, que a Micareta está de volta no dia 12 (doze) de maio, representando um especial regresso à tradição cultural, que durante muitos anos animou o povo da cidade.

Um tal Pombo Correio, enviado por Moraes Moreira, passa para anunciar que o “Bloco Leva Eu” está chegando com a missão de fazer o folião caculeense rememorar os bons tempos dos primeiros micaretas, com músicas de qualidade, cultura e animação, e as crianças serão alegradas pelo “Bloco Levada Kids”. O local escolhido para o circuito oficial da folia é por demasiado especial, pois o público do evento passará pelas primeiras ruas da formação histórica e geográfica da cidade de Caculé. A concentração será na Praça Getúlio Vargas (Posto União), passando pela Praça Do Caculezinho, seguindo em direção a Lagoa Manoel Caculé, fazendo o retorno pela Rua Tenente José Raimundo de Castro e finalizando no local de partida. O percurso foi idealizado pensando no conforto do folião, pois são vias asfaltadas e largas, além da bela vista da Lagoa Manoel Caculé, ponto de partida para o nascimento da cidade. A festa será puxada pelo Trio Super Gêmeos, e contará com forte esquema de segurança.

Por conseguinte, vamos todos embarcar nessa feliz novidade, e sentir novamente a energia do trio elétrico desfilando na avenida, com os batuques da tradição que está de volta, todos unidos no desfile da alegria, com muita paz e animação.

Por: Williams Matheus Fernandes Araújo


Caculé e Licínio de Almeida: Cidades serão atendidas por aplicativo de delivery online, entrega a domicílio.


Pensando em atender o público de Caculé e Licínio de Almeida, e em breve toda região, a Sismais Tecnologia, criou o aplicativo de delivery online SisDelivery, (para gestão de entrega de comidas e bebidas a domicílio).

O objetivo é facilitar a relação entre clientes e fornecedores. Com o avanço tecnológico e o uso dos smartphones, o SisDelivery surgiu para oferecer mais este serviço, permitindo aos usuário navegarem pelas diversas opções de lanchonetes ,restaurantes, pizzarias, bares, e outros, o usuário poderá escolher e pedir sua comida preferida online e no conforto de sua casa ou de onde estiver. O SisDelivery certifica aos seus futuros usuários a qualidade e eficiência, onde todas as empresas que estarão cadastradas no aplicativo passarão por uma exigência na qualidade e na entrega dos produtos, sendo a todo momento monitorada. O menu superior do aplicativo já separa para os usuários algumas categorias de comidas como a japonesa, lanches, pizzas e até churrasquinhos (espetinhos). Além disso, é possível economizar uma boa grana, pois, o SisDelivery avisará sempre que as empresas fizerem promoções, e a cada pedido feito o usuário ganha pontos que poderão ser trocados por prêmios ou descontos exclusivos.

A data de lançamento está prevista para o dia 22/12/2017, nesta sexta-feira, então não percam mais esta novidade.

O Sertão Em Dia teve acesso em primeira mão à algumas imagens do aplicativo,  que já estão deixando todos ansiosos, confira algumas imagens abaixo:

Se você quiser ser avisado quando o SisDelivery estiver disponível, acompanhe pelas redes sociais e saiba quando o download for liberado:

Redes Sociais:

Mais informações, entre em contato:
[email protected]

(77) 3455-2272
(77) 9 8106-3063
(77) 9 9128-5369

 

 

 


Whatsapp: Nova função apaga mensagens enviadas


 

O Whatsapp publicou em seu site de suporte nesta terça-feira (27) instruções para um novo recurso, que permite apagar mensagens já enviadas. No entanto, o aplicativo de conversas deletou a página pouco tempo depois, então não é possível saber quando a função se tornará disponível para os usuários. O recurso é chamado de Anular, e permitirá que mensagens sejam apagadas até cinco minutos depois de enviadas. As mensagens escolhidas aparecerão como “Esta mensagem foi anulada” dentro da conversa. A função estará disponível para aparelhos com Android ou Windows Phone e iPhones, mas é necessário que tanto o remetente quanto o destinatário estejam com as versões mais recentes do aplicativo.


Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia


Nos dia 15 a 17 de junho aconteceu na Praça da Revolução Periperi, em Salvador, o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia.

Dezessete quadrilhas fizeram participação do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia sendo marcada pela emoção das torcidas, garantindo um espetáculo tão bonito na arena de apresentações, quanto na plateia. “Todo ano venho torcer. Adoro São João, é a melhor festa do ano. E não existe tradição mais bonita que quadrilha”, declarou-se Junior Prado, morador de Salvador.

Na classificação geral a Quadrilha Junina Busca-Pé ficou como a 4ª MELHOR DA BAHIA (226,6 pontos) levando um troféu de destaque de MELHOR FIGURINO.  Este ano a Busca-Pé trouxe o tema, “Nesse sertão de meu Deus, o Pequeno Príncipe voltou. E ele, voltou sorrindo!”. A cidade de Caculé vem sendo consagrada como grande incentivadora da cultura junina.

 

Foto: Facebook, Marli Lima