Professores negam ter assinado termo e definem se greve acaba nesta quarta


A coordenadora-geral da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), Ronalda Barreto, negou, nesta terça-feira (11), que os grevistas tenham assinado um termo com o governo (veja aqui) para encerrar a paralisação, que completou no dia 9 de junho dois meses. Segundo ela, uma assembleia da categoria, nesta quarta-feira (12), deve definir se os professores universitários permanecem ou não com os braços cruzados.

“Não foi assinado nenhum termo de acordo. Só se assina termo depois da assembleia”, afirmou Barrreto, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ela, na reunião com o governo, ficou traçado que, se a greve for encerrada, será instalada uma mesa permanente de negociação 72 horas após o fim da paralisação.

Os professores, no entanto, não gostaram de não ter o salário, que foi cortado, resposto de forma imediata. De acordo com Ronalda Barreto, esta medida será ainda conversada com o governo com a apresentação de um calendário de reposição das aulas.

As assembleias estão previstas para acontecer em horários diferentes. Estão em greve os docentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

OUTRO LADO
Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria de Educação esclareceu que o termo de compromisso não estabelece o encerramento da greve, mas é uma proposta para que a paralisação chegue ao fim. A SEC ressaltou que o acordo tem que ser discutido nas assembleias da categoria, que são “sobrenas na decisão”. A pasta ainda divulgou o documento no qual confirma que a Ronalda Barreto assinou.

“Longe da gente querer extrapolar o nosso papel, nós sabemos que as ADs (associações dos docentes) irão para as assembleias e, com toda a autonomia, irão pautar e negociar isso com seus pares. Mas, avaliamos este momento de hoje como muito positivo”, declarou o titular da SEC, Jerônimo Rodrigues. (Atualizada às 10h39)



Caculé comemora o Dia Mundial Do Meio Ambiente, evento contou a presença dos alunos da cidade


Aconteceu nesta quarta-feira uma palestra realizada pelo Governo de Caculé, através da SEMEIA – Secretaria Municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente, com o tema: Caculé, metas de preservação para os próximos 100 anos.

Esteve presente no evento o secretário Antônio Leandro Pereira Fernandes, o Presidente da Câmara Paulo Henrique da Silva, dos vereadores Luiz Carlos Pereira e Fabio Rocha de Brito, EFA – Escola Família agrícola de Caculé, da turma do 1ºB do CENF – Colégio Estadual Norberto Fernandes, acompanhados do professor Paulo Franklyn e dos palestrantes técnicos do Consórcio Alto Sertão Lizandra Rayany de Carvalho Silva e Josefino Amaral de Azevedo Neto, apresentando ao público presente de como é feita a separação de cada produto em seu devido coletor, facilitando a coleta seletiva.

Houve distribuição de mudas, doações de garrafas pet, stands da Cooperativa de Catadores Catando a Vida, e o técnico da BAHIATER – Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, Emitindo a DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

 


Caixa reduz taxas para imóveis e lança programa para renegociar dívida


A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nesta quarta-feira uma redução nas taxas de juros para operações pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

A taxa mínima para imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) passou de 8,75% ao ano + TR para 8,50% ao ano + TR. A taxa máxima passou de 11,00% + TR para 9,75% + TR.

A CEF já anunciou que pretende lançar em breve linhas indexadas ao IPCA, mas essas operações não foram detalhadas ainda.

Renegociação de dívidas

O banco também lançou nesta quarta um programa de renegociação de dívidas do financiamento imobiliário para pessoas físicas. Segundo a instituição, a iniciativa deve atingir cerca de 600 mil famílias.

Haverá diferentes alternativas de negociação, a depender da situação do contrato. Uma das opções é o pagamento de um valor à vista com a incorporação das parcelas atrasadas às próximas prestações a vencer até o fim do prazo contratual.

Também poderá haver alteração da data de vencimento da prestação e utilização do saldo da conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para redução do valor da prestação.


Maju Coutinho, Otaviano Costa, Fernanda Gentil e Adriane Galisteu são demitidos da Rádio Globo


 

Pouco tempo depois de terem surgido rumores, a Rádio Globo está sim em fase de uma grande mudança a ser promovida em breve. Contrariando rumores de que passaria a ser chamada de Multishow FM, conforme noticiado aqui no seu Área VIP, a estação deu play na fase de reestruturação, e com as mudanças anunciadas, suspendeu grandes nomes do seu time na tarde desta quarta (29), como Maju Coutinho e Adriane Galisteu, por exemplo.

De acordo com informações do site Notícias da TV, a partir do dia 15 de julho, a emissora alterará sua programação, e antes investindo em entretenimento, passará a mirar na música popular, a fim de sintonizar ainda mais os ouvintes. Dentre as alterações, apenas as transmissões das partidas de futebol permanecerão na grade, como as atrações de Oscar Ulisses e Marcelo Barreto. Sendo assim, sairão do ar todos os talk shows, e além de Maju e Galisteu, Otaviano Costa, que no último mês pediu as contas com a Globo após dez anos de contrato, também está fora da rádio.