Ex-ministro José Dirceu virá a Guanambi para divulgar seu livro


 

No próximo dia 16, o ex-ministro José Dirceu estará em Guanambi para divulgar o seu livro, “Zé Dirceu – Memorias – Volume I”.

Inicialmente, o evento foi marcado para acontecer às 19h, no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no entanto, a organização avalia mudar o local.

O petista fará ainda uma palestra e concederá autógrafos nos livros.

A obra autobiográfica foi lançada em 2018 e segundo o autor conta sua história de atuação política desde a década de 60. O primeiro volume, escrito durante o período em que ficou preso, fala de sua trajetória até o período em que estourou o escândalo conhecido como Mensalão, ocorrido durante o primeiro mandato do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

PELA PRIMEIRA VEZ ELE REVELA SEGREDOS DOS BASTIDORES DA LUTA POLÍTICA DENTRO DO PT E DO PRÓPRIO GOVERNO, ONDE FOI CHEFE DA CASA CIVIL E PROVÁVEL SUCESSOR DE LULA, ATÉ SER ABATIDO PELAS DENÚNCIAS DO CHAMADO “MENSALÃO”

 

Zé Dirceu teve vida política intensa no período do Regime Militar Brasileiro. Ele foi preso e exilado neste período e chegou até a fazer uma cirurgia plástica para mudar a aparência de seu rosto para não ser reconhecido.

Na história recente, foi deputado estadual e federal por São Paulo, e ministro-chefe da Casa Civil do Brasil nos governos Lula e Dilma Rousseff.

Exercendo cargos públicos, Dirceu foi acusado de tráfico de influência, enriquecimento ilícito e diversos crimes praticados nos Governos Lula e Dilma no período de 2003 a 2016, tendo sido condenado pelos crimes relativos ao chamado escândalo do mensalão que o levaram à prisão pela primeira durante o período democrático

Ele também foi condenado por crimes cometidos durante as diversas fases da Operação Lava-Jato, com penas que somadas passam dos 31 anos de prisão. Neste período, Dirceu chegou a ser preso por ordem do ex-juiz Sérgio Moro.

O político foi preso pela quarta vez em 17 de Maio de 2019 para cumprir pena na sua segunda condenação. Ele deixou a prisão no dia 8 de novembro após decisão do Supremo Tribunal Federal sobre cumprimento de prisão após condenação em segunda instância.

Zé Dirceu – Memórias – Volume I

Muitos escreveram sobre José Dirceu, com mais erros do que acertos. Com tempo, na prisão, ele mesmo escreveu a fascinante história de sua vida. Os bastidores inéditos de sua militância estudantil nos anos 1960, o exílio e o treinamento para ser guerrilheiro em Cuba, a cirurgia plástica que mudou seu rosto, a vida clandestina no Brasil nos anos 1970, a volta à legalidade com a anistia, em 1979, e sua ascensão no Partido dos Trabalhadores, onde se tornou presidente e maior responsável pela eleição de Lula à presidência da República.

Pela primeira vez ele revela segredos dos bastidores da luta política dentro do PT e do próprio governo, onde foi chefe da Casa Civil e provável sucessor de Lula, até ser abatido pelas denúncias do chamado “Mensalão”. No primeiro volume de suas “Memórias” – outro virá, com novas revelações – ele expõe o que jamais foi dito sobre sua vida e sobre os principais líderes da política brasileira nos últimos 50 anos.

Um livro imprescindível para se entender como foi a luta contra a ditadura miliar, a redemocratização, a derrubada do presidente Fernando Collor, a oposição aos governos de Fernando Henrique Cardoso, a eleição de Lula e Dilma e o atual momento político do país. (trecho disponível nos sites de venda).


Homem é internado com suspeita de espancamento em Guanambi


Um homem de 24 anos deu entrada na emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG) com suspeita de espancamento, na manhã desta terça-feira (3), por volta das 10h30.

A vítima foi identificada pelo prenome de Thalio e estava desacordado no bairro Vomitamel.

De acordo com informação do portal Folha do Vale, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por populares. O estado de saúde de Thalio não foi divulgado pela unidade hospitalar. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso.

Informações da Folha do Vale

 


Jovem é socorrido em estado grave após sofrer tentativa de homicídio em Guanambi


Polícia procura por dupla suspeita de cometer o crime, que ocorreu no Bairro Brasília Um jovem, de 22 anos, identificado como Ezequiel Rodrigues da Silva, sofreu uma tentativa de homicídio na tarde deste sábado (30), em Guanambi. O crime aconteceu por volta das 15h40 na Avenida Hidevaldo Alves Boa Sorte, no bairro Brasília.

De acordo com informações obtidas, a vítima seguia pela via quando dois homens em uma moto se aproximaram e o carona efetuou os disparos. O jovem foi atingido por três tiros. Após a tentativa de homicídio os suspeitos fugiram do local e até o momento ninguém foi preso. Ezequiel foi socorrido em estado grave por uma equipe do Samu 192 e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi (HRG). Segundo a Polícia Militar, o jovem baleado tem antecedentes criminais e a suspeita inicial é que o crime tenha relação com o tráfico de drogas na cidade. A ocorrência de tentativa de homicídio foi registrada na delegacia de Polícia Civil de Guanambi. A polícia ainda não identificou os suspeitos e segue investigando o caso. Até a publicação desta matéria o SB não conseguiu atualizar o estado de saúde do rapaz baleado.

Informações do Sudoeste Bahia


Colisão entre carro e caminhonete na BR-030 deixa cinco pessoas feridas, em Guanambi


As vítimas foram socorridas por duas ambulâncias do Samu 192 e encaminhadas ao Hospital Regional de Guanambi Uma colisão entre dois veículos deixou cinco pessoas feridas nesta quinta-feira (28), em Guanambi. O acidente aconteceu por volta das 14h40, nas imediações da Cerâmica Orion, na
BR-030, no trecho que interliga os municípios de Guanambi e Palmas de Monte Alto.

De acordo com informações obtidas pela reportagem do site Sudoeste Bahia, a colisão ocorreu após o condutor de uma caminhonete Ford Ranger, licenciada em Caetité, reduzir a velocidade para entrar em uma estrada vicinal e o condutor do veiculo Volkswagen Paraty, identificado como, Wilson Rodrigues do Nascimento, de 63 anos, que vinha logo atrás, não conseguir frear a tempo de evitar a batida.

O condutor da caminhonete não se feriu. Wilson e as quatro passageiras do carro identificadas como, Juscélia Moreira da Silva Souza, de 42 anos, Jutalia Moreira da Silva Souza, de 48 anos, Marlene Moreira da Silva e Olivia de Souza Santos, foram socorridas por duas ambulâncias do Samu 192 e encaminhadas ao Hospital Regional de Guanambi. A Unidade Hospitalar não informou o atual estado de saúde das vítimas. O acidente foi registrado na delegacia da Polícia Civil e as causas serão investigadas pela polícia.

Informações e imagem do Sudoeste Bahia


Tempestade destelha casas e provoca morte de animais na zona rural de Guanambi


 

Na tarde desta segunda-feira (25), uma forte tempestade desabou sobre a região de Morrinhos, na zona rural de Guanambi (BA), provocando diversos estragos, inundações e mortes de animais. Segundo informações obtidas, por volta das 15h, a força do vento destelhou residências, e fios de alta tensão se romperam. Em seguida, alguns bovinos passaram por cima da fiação e acabaram morrendo eletrocutados.

A tempestade veio acompanhada de muitos trovões e relâmpagos. Os moradores ficaram bastante assustados com o clima. Ainda segundo o comunicador, choveu mais de 100 mm nesta tarde nas localidades de: Beira Rio, Barril dos Martins e Gado Bravo, na região de Morrinhos. “A chuva foi tão forte que provocou inundações, barragens transbordaram e muitas casa foram destelhadas“, disse Lindomar.

Fonte: Portal Vilson Nunes