UTIs entram em colapso na região e Aeroporto de Guanambi tem movimento intenso de pacientes para serem transferidos


Uma cena rara aconteceu na tarde desta sexta-feira (26), no Aeroporto de Guanambi Isaac Moura Rocha. Três unidades aéreas de UTI aguardavam ordem para decolar com pacientes graves para serem transferidos para outros estados. Um dos pacientes foi para a cidade de Barreiras, um outro para Belo Horizonte e um terceiro ainda aguarda a vaga ser disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde. Os leitos de UTI de Vitória da Conquista, unidade de referência da nossa região atingiu 100% de ocupação.

Enquanto famílias desesperadas aguardavam as transferências, parentes e amigos aflitos se emocionavam com a situação vivida. “A cena que vi aqui marcará a minha vida, foi chocante ver o desespero das pessoas, enquanto seus familiares eram embarcados para cidades distantes”, se emocionou um funcionário do local.

Diante da gravidade e colapso do sistema de saúde, diversas cidades do país e estados da federação estão adotando medidas mais severas contra a propagação da Covid-19. A Prefeitura de Guanambi irá adotar medidas mais firmes, diante do colapso dos leitos de UTI, clínico e de semi-intensiva na região e em toda Bahia, a partir da próxima segunda-feira (1). O Pronto Atendimento Covid de Guanambi bateu recordes seguidos nesta semana, com média de 70 (setenta) pessoas diariamente sendo atendidas.

O Hospital Municipal de Guanambi com leitos de semi-intensiva, teve 100% de ocupação, mesmo após o aumento dos leitos. Os leitos de UTI de Salvador atingiram a marca de 84%, o que levou o Governo do Estado a restringir a locomoção das 20h às 05h, desta sexta (26) até 01 de março de 2021, em todo o território do Estado da Bahia.

Radar 030

Guanambi: Nilo Coelho diz que repassará salário de prefeito para projetos de ação social


 

O prefeito da cidade de Guanambi, Nilo Coelho (DEM) é enfático ao falar do momento delicado que atravessamos, gerado pela pandemia do novo coronavírus. Para ele, a solução para a crise atual está na força do trabalho. “Não há crise que resista à força do trabalho”, defendeu em entrevista ao site Jornal A Tarde. No aspecto social, Coelho garantiu que doará o seu salário como prefeito para ações sociais. “O salário do prefeito eu não vou receber, eu vou passar todos para os trabalhos de ação social. Então, isso é um gesto, não é querendo ser melhor do que os outros, mas no meu caso não influencia, então eu prefiro que isso vá para as ações sociais, que ajude. Aqui na gestão passada nós tivemos um trabalho muito importante na ação social, tinha feiras no município que fazíamos sempre, até para Salvador nós levamos. Isso incentiva muito a produção dessa arte, de trabalhar”, declarou, destacando que seu objetivo maior é servir a sua terra.


Técnica de enfermagem da linha de frente foi a primeira vacinada contra a Covid-19 em Guanambi


 

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Guanambi, foi uma técnica de enfermagem, na manhã desta terça-feira (19). Catiane França, de 33 anos, recebeu a imunização por volta das 9h15 no gabinete municipal, no Centro Administrativo.

A vacina foi aplicada pela técnica de enfermagem, Elizete Paixão, que trabalha na atenção básica do município, no PSF do bairro Lagoinha.

Catiane França trabalha na linha de frente no Pronto Atendimento (PA) Covid-19, no Centro de Guanambi. Ela explica que foi muito satisfatório ser a primeira a receber a vacina na cidade e uma das primeiras na região sudoeste. Segundo ela, esse é o ponto de partida para o controle da doença na região. “A minha preocupação sempre foi com os nossos familiares, na hora de voltar para casa”, pontua.

O Prefeito Nilo Coelho, vice-prefeito e secretários municipais participaram do ato no gabinete municipal.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom), a vacinação seguirá normalmente no Pronto Atendimento (PA) Covid-19. Por conta do número limitado de vacinas, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vai priorizar neste momento a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

Informações da Agência Sertão


Primeiras doses de vacinas devem chegar a Guanambi e Vitória da Conquista nesta segunda-feira


Os municípios de Guanambi, Vitória da Conquista e outros que possuem pista de pouso com balizamento noturno devem ser os primeiros a receber as doses da vacina Coronavac no Estado. A primeira remessa está prevista para chegar em solo baiano por volta das 18h desta segunda-feira (18).

Foram encaminhadas ao estado 376.600 doses do imunizante, que será utilizado para vacinar cerca de 180 mil pessoas. Nesta fase serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

Assim que chegarem à Bahia, as doses da vacina serão levadas para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer). O local foi escolhido como ponto de guarda do imunizante e onde foi montada, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), uma sala de refrigeração para abrigar as doses. A depender do horário da chegada, a estimativa é de que as vacinas permaneçam nesta sala por aproximadamente três horas.

Após a chegada na sede do Graer será iniciado o processo de separação e distribuição para os 417 municípios baianos. Segundo a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para a capital baiana e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, é possível que o primeiro cidadão baiano seja vacinado ainda hoje, e deve ser um homem ou mulher que vive em uma instituição de longa permanência. “Após as primeiras vacinas chegarem a Bahia, nossa expectativa é que num período de 12 horas todas as doses estejam distribuídas para os municípios do estado, e no prazo de 24 horas após possamos iniciar a vacinação”, explicou o secretário.

Ainda segundo o secretário, caso as vacinas cheguem no horário previsto, à noite, a distribuição será iniciada com o uso de aeronaves para aqueles municípios que possuem pista de pouso com balizamento noturno. Outra parte será enviada em caminhões e caminhonetes com escolta da Polícia Militar.

Agência Sertão


Homem atira contra padrasto para defender a mãe de agressão em Guanambi


 

Policiais militares atenderam uma ocorrência de tentativa de homicídio na tarde desta sexta-feira (15), no bairro Vila Nova, em Guanambi. A ocorrência foi acionada via Cicom, que recebeu a denúncia de que um homem havia sido atingido por disparo de arma de fogo.

Segundo informações da polícia, a vítima foi identificada como Vanderlei Ferreira França, de 44 anos. Ele foi atingido por três disparos, efetuados por um homem de 30 anos, filho de sua esposa.

Vandelei foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). Não foram repassadas informações sobre seu estado de saúde.

De acordo com informações de vizinhos repassadas à polícia, a vítima agredia a esposa e o fato gerou desentendimento com o filho. Ela era uma das assistidas pela Ronda Maria da Penha da PM e já havia sido agredida por diversas vezes pelo esposo. No entanto, uma medida preventiva em seu favor foi revogada após o relacionamento ser reatado.

A polícia realizou rondas para localizar o autor dos disparos, mas não conseguiu localizá-lo. Ele não tem passagens pela polícia. Já a vítima, segundo a polícia, é envolvido com drogas.

Agência Sertão