Agenda do Governador: Rui Costa inaugura Escola, Ginásio de Esportes e entrega outras obras em Jacaraci


Nesta sexta (20), a partir das 9h30, o governador Rui Costa visita a cidade de Jacaraci, no Centro Sul Baiano. Na oportunidade Rui inaugura as novas instalações da Escola Estadual Zuleide Freire de Abreu e também uma unidade básica de saúde. Ainda na sede do município o governador entrega a obra de requalificação do Teatro Municipal e participa da inauguração do Ginásio de Esportes Genésio Freire de Abreu.

 Antes da solenidade que acontecerá na Praça Gonzagão, Rui Costa entrega sete ambulâncias para cidades da região. Ainda em Jacaraci o governador autoriza a celebração de Convênios no Âmbito do Projeto Bahia Produtiva e entrega mais de 140 Cadastros Ambientais Rurais a pequenos agricultores do município.


Governador da Bahia estuda fazer mudanças no Planserv e criar um ‘Hospital do Servidor’


 

 

 

O governo da Bahia estuda fazer mudanças no atual plano de assistência a saúde do servidor público estadual, Planserv. As mudanças incluem a possibilidade de viabilização de um “Hospital do Servidor Estadual”.

Um dos argumentos do governador Rui Costa (PT) ao anunciar a medida nesta segunda-feira (16) foi de que o modelo foi adotado e aprovado por outros estados brasileros. Um dos modelos referência é o utilizado pelo estado de São Paulo, que possui o dobro de usuários da Bahia e ainda assim gasta menos com a cobertura de saúde dos servidores. Enquanto o Planserv contou com uma receita superior a R$ 1,5 bilhão em 2018, investido no custeio das consultas, exames e demais procedimentos médicos para os 517 mil beneficiários. O orçamento da estrutura de assistência à saúde do servidor do estado de São Paulo no mesmo período, segundo consta na Lei Orçamentária, foi de R$ 1,2 bilhão para fornecimento de serviços de saúde aos seus 1,3 milhão de usuários, mais que o dobro do número de beneficiários baianos (entenda melhor aqui).

A intenção do Executivo baiano, de acordo com o governador Rui Costa é de chamar os sindicatos dos servidores e dialogar sobre as mudanças. O petista destacou que estudos vem sendo feitos e possibilidades vem sendo detalhadas para que se chegue “a opções sem elevar custo e elevar a qualidade de atendimento”.

“Entre as possibilidades de mudança está a de ter um hospital próprio do Planserv. Alguns estados optaram por isso e nós estamos chegando a conclusão que talvez seja a melhor solução ter um hospital novinho em folha, de alto padrão, para atender os servidores do estado. Mas nós vamos fazer isso dialogando com todas as entidades”, afirmou Rui.


Caetité: Grupo do ex-prefeito Dr. Ricardo define pela précandidatura de Dr. Éder


 

Em reunião realizada na noite desta terça-feira (03/12), vereadores e lideranças ligadas ao ex-prefeito Dr. Ricardo Ladeia definiram por unanimidade fechar com o nome do advogado Dr. Éder David como pré-candidato do grupo, visando as eleições de 2020. Os pré-candidatos com os nomes postos até agora, o vereador Júlio César Ladeia (Julão), o advogado Custódio Brito e a ex primeira-dama Fabiane Públio retiraram seus nomes da disputa em apoio ao novo nome proposto pelo grupo.

“Em momento algum desejei exercer cargo político, mas diante da convocação do grupo ao qual pertenço desde 1996, seria indigno da minha parte declinar dessa missão pública, que considero como um novo desafio para minha vida; principalmente neste momento em que Caetité padece de sérios problemas de gestão”, disse o pré-candidato. Na ocasião, recebeu também adesão do vereador Jurandi Colombo Filho (Cura) que esteve presente na reunião declarando o seu apoio à pré-candidatura de Dr. Éder: “conheço Dr. Éder desde criança, tenho por ele muito respeito e consideração, acredito no seu potencial e tenho certeza que é o nome certo para dirigir os destinos de Caetité, recolocando o município no caminho do desenvolvimento”, disse o vereador, que se junta aos vereadores João do Anguá, Júlio César Ladeia, Cláudio Ladeia e Dé Axé, fechando o apoio de 5 vereadores à pré-candidatura.

Todos os presentes na reunião foram unânimes em enfatizar as virtudes do pré-candidato, “que reúne todas as condições para gerir os destinos de Caetité que, nos últimos anos, vem perdendo espaço no cenário regional, com sérios problemas administrativos, que se refletem em péssimos serviços oferecidos à população, que sofre com a falta de uma educação de qualidade, serviços de saúde deficientes, falta de segurança para a população e sérios problemas sociais”, como bem definiu o Vereador João do Anguá, que declarou seu apoio ao nome proposto pelo grupo. “Dr. Éder é de minha confiança, é um homem que tem as mãos limpas e possui competência e capacidade para mudar os destinos de Caetité”, declarou Fabiane Públio, que retirou seu nome da disputa. O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Caetité, Vagnelson Ribeiro, esteve presente na reunião e destacou que Caetité precisa de um governo que seja participativo não apenas no slogan, que promova o debate das questões públicas com a sociedade, que tenha diálogo com o Sindicato e que governe com responsabilidade.

Ao encerrar o encontro, já definido pré-candidato pelo grupo, Dr. Éder propôs: “vamos juntos levar nossa mensagem aos 4 cantos de Caetité, propondo um governo diferente, que vai ousar na forma de administrar, prezando pela liberdade e pela união daqueles que querem o melhor para Caetité”, conclamou o advogado Dr. Éder propondo ainda a realização de um ato público no mês de janeiro para o lançamento oficial da pré-candidatura.

Informações do HR Bahia

Operação Faroeste: Ex-presidente do TJ teria pedido favores a Rui Costa, diz ministro


A ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago teria pedido favores ao governador Rui Costa (PT), conforme trecho da decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ministro do STJ tirou o sigilo do processo que envolve a Operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada, que visa apurar um suposto esquema de venda de decisões no TJ-BA.

De acordo com ele, a magistrada teria pedido ajuda do chefe do Executivo estadual baiano e de um juiz federal para a empresa de táxi aéreo. “Assim, caso de fato a empresa de Táxi Aéreo esteja vinculada a Guiné Bissau e a Adailton Maturino, deduz-se que a desembargadora estaria pedindo favores ao governador e ao juiz federal em benefício do investigado”, diz um trecho da decisão.


‘Me leva no Caldeirão’, diz Lula a Luciano Huck ao embarcar em avião do apresentador


O ex-presidente Lula e o apresentador da Globo, Luciano Huck, se falaram no sábado (9) por telefone. O fato foi noticiado pelo jornal Valor Econômico e confirmado pela Fórum com uma das pessoas da assessoria do ex-presidente.

A conversa aconteceu depois que Lula desembarcou em São Paulo, saindo de Curitiba, em um jato da empresa Icon Táxi Aéreo, de propriedade de Huck, que foi fretado pelo PT.