Prefeitura de Ibiassucê Inaugura Base do SAMU 192


Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria de Saúde, entregou na ultima quinta-feira (08) uma Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), localizada na Rua 07 de setembro, ao lado do Hospital Municipal São Sebastião.  No local, ficará profissionais 24h para atender aos chamados de urgência/emergência recebidos pela Central de Guanambi-Ba.

Estiveram Presentes na solenidade de inauguração da Base, o Prefeito Adauto Prates e o vice Nando Cardoso, a Secretária de Saúde Rosania Almeida, Isabela Andrade, Secretária de Educação, Maria Placivana, Secretária de Assistência Social, Secretário de Administração, Sebastião Neto, Diretor do Hospital, Dr.Ítalo Prates, representante da Policia Federal LuisLidiomar Costa Fernandes (Lilly), Representantes da Policia Militar, Servidores do SAMU, Profissionais das Unidades Básicas de Saúde, Profissionais do Hospital, Coordenadores da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, de Enfermagem, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Ex Secretária de Saúde,Vereadores e  demais Lideranças Politicas.

Para o Prefeito Adauto “Este é um compromisso de campanha que está sendo efetivado hoje, que é melhorar cada vez mais a saúde de Ibiassucê. É importante dizer que essa Base será paga com recursos do Município e nós estamos assumindo mais este custo, porque reafirmo que saúde é nossa prioridade, o bem estar de cada cidadão de Ibiassucê é minha prioridade. Enquanto eu estiver vivo, o povo de Ibiassucê será a minha prioridade.”.

A Secretária de Saúde agradeceu a presença de todos, e explicou que, o SAMU 192 é uma Política Nacional e tem como objetivo chegar precocemente a vitima após ter ocorrido situação de urgência ou emergência. E que a ambulância chegou ao nosso município no ano 2013, com muitas ligações e cobranças de nosso prefeito e do Diretor do nosso Hospital, pedindo agilidade na habilitação “hoje sinto muito feliz e agradecida a Deus em poder habilitar esse serviço em Ibiassucê, assim podendo garantir com mais segurança e responsabilidade o socorro imediato as vítimas de acidentes, violências e qualquer outra condição que coloca em risco a vida de nosso povo.” Disse ela.

A secretária continua explicitando que o SAMU 192, começa a partir da chamada telefônica (gratuita) de telefone fixo ou móvel onde um técnico atende lá na Central de Guanambi, coleta as primeiras informações sobre a vítima, sua localização e logo essa ligação e remetida para o Médico Regulador, onde avalia se é caso de SAMU, se sim, aciona a ambulância para prestar o socorro. Explica também que o serviço do SAMU é muito caro, entendi que realmente é difícil essa habilitação que apesar de ser custeado pela União/Estado e Município. “Inicialmente só o município vai arcar com toda despesa, pois o recurso federal e estadual pode demorar até mais de um ano para ser liberado.”

Segundo ela, a coordenação do SAMU, está fazendo um serviço amplo de divulgação contando também com o apoio dos profissionais da Atenção Básica na disseminação dessas informações. Durante a inauguração ela apresentou a equipe que irá trabalhar nessa Base, composta inicialmente por quatro técnicos de enfermagem, três condutores e um coordenador. Todos foram capacitados e que já estão escalados para ficarem 24 horas de plantão para atender as chamadas da população.

“Lamento Nossa médico e amigo Dr. Roberto por outros compromissos não esta presente em mais uma conquista na melhoria da saúde de Ibiassucê, Dr. Roberto vêm incansavelmente colaborando no atendimento do nosso povo, em consultas ambulatoriais e cirurgias aqui em nosso hospital, em hospitais de maior complexidade e muitos encaminhamentos para a capital do estado.” Finaliza a secretaria .

O coordenador do SAMU, Eduardo Almeida, fala que a habilitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( SAMU 192 ) foi possível graças a soma de esforços da atual gestão. O SAMU 192 tem como objetivo principal atender as eventuais necessidades de primeiros socorros que vir a surgir em um menor tempo possível. O nosso município conta com a Unidade de Suporte Básico ( UBS) , onde os atendimentos serão prestados por um técnico de enfermagem e  um condutor socorrista , além disso o serviço contará com o enfermeiro para coordenar os serviços da equipe .

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