Na manhã desta terça-feira (21) o Conselho de Segurança Pública de Caculé (CONSEG) esteve na cidade de Guanambi em reunião com o coordenador da 22ª Coorpin, Dr. Clécio Magalhães, onde foram abordados assuntos relacionados à segurança pública da cidade, com ênfase no funcionamento da delegacia e na ausência de profissionais no período noturno, nos finais de semana e nos feriados. O Delegado explicou que a regional de Guanambi é responsável por 18 municípios circunvizinhos e conta com 10 delegados, os quais atuam diretamente nas cidades de maior demanda, como exemplo de Guanambi, Caetité, Caculé e Carinhanha, onde são titulares, além de atuarem como substitutos nos municípios de menor porte.
A equipe do CONSEG apontou o aumento nos índices de criminalidade do município, cobrando ações efetivas por parte da Polícia Civil como o melhoramento do atendimento na delegacia, com seu funcionamento constante e a ação imediata da polícia.
O coordenador explicou que a falta do plantão noturno e nos finais de semana é um direcionamento da Secretaria de Segurança Pública, que determinou pela existência, apenas, de plantões regionais nas cidades de maior porte, sendo Guanambi e Caetite às contempladas. Assim, todas as delegacias funcionam no regime administrativo, ou seja, das 8 ás 12 horas e de 14 ás 18 horas. Por lei o funcionário tem trabalhar esse período, de acordo as exigências, tem dias que passa do horário e compensa em outro , mas a regra é essa”. A escolha por Caetité levou em consideração o critério da territorialidade, pois não faria sentido um preso sair de Carinhanha ou Tanque Novo e ser levado para Caculé, fato que pesou na escolha.
O conselho insistiu na necessidade de plantonistas na delegacia, ainda que em regime de sobreaviso, pois a cidade não tem mais porte para ficar sem um atendimento prioritário no período noturno e finais de semana. E o Coordenador se comprometeu a levar o caso para a Secretaria de Segurança Pública, a fim de resolver o impasse.
Por fim, Dr. Clécio salientou que é preciso fortalecer a segurança da cidade e elogiou a criação do conselho municipal de segurança, ressaltando que a cidade só tem a ganhar.
Por: Caetano Augusto