Começou nesta terça-feira (21), na Arena Fonte Nova, em Salvador, o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual de ensino. Até quinta-feira (23), mais de 4 mil alunos de todo o estado devem apresentar projetos de arte, esporte, cultura, tecnologia e intervenções sociais.
Sete Caculeenses representaram a cidade no 5 ° Encontro Estudantil , sendo eles, José Henrique Aguiar, Sandro Lucio Nascimento, Paulo Henrique, Vanusa Afonso, Layane Almeida, Taquila Ladeia e Bethânia Guimarães.
Na oportunidade, José Henrique e Sandro apresentaram um aplicativo, o qual faz cálculos voltados para área da construção civil. O aplicativo PEDREMAT, auxilia os pedreiros em cálculos, calculando área, volume, quantidade de materiais usados na construção, como telhas, blocos, etc. Os alunos tiveram a orientação da professora Edjane Costa. “Um feito inédito para alunos da região, o Colégio Estadual Norberto Fernandes vem destacando por revelar grandes talentos”, faz a seguinte observação a professora de Matemática.
Na área de Ciências biológicas, Paulo Henrique e Joseni Ribeiro, desenvolveram um sabonete de Juá, biodegradável, uma alternativa sustentável, sendo de grande importância para a preservação da natureza e para o uso humano, sendo também orientado pela professora Edjane Costa. Com mais uma invenção voltado para o meio ambiente, Layane Almeida e Taquila Ladeia, estudantes da Várzea Grande, inventaram uma maneira de atrasar a maturação das frutas, o objetivo deste projeto é retardar o envelhecimento das frutas para o consumo.
O projeto da maturação produzido por estes aluno tiveram o acompanhamento da professora Érika Cristina, a professora relata que é uma grande conquista para a educação do município, pois a capacidade e determinação dos alunos têm surpreendido.
E por fim, representando a música e a arte da cidade, Bethânia Guimarães foi uma das escolhidas para expor seu talento, a qual tem surpreendido os espectadores, com sua voz marcante e uma performance incontestável.
Por: Caetano Augusto