Flor da idade, uma nova geração de idosos.

Alessandra Lima ressalta, “O vínculo familiar, os exercícios físicos e os atendimentos nas unidades de saúde são fatores importantes na melhoria da qualidade de vida dos idosos”. Em seguida, a Enfermeira pede atenção da sociedade, quanto aos cuidados e amparo com a melhor idade.


O Brasil vem passando por uma fase de transição, aqueles que foram jovens nas décadas de 50 e 60, tornaram-se idosos. Entre 2005 e 2016, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população do País, passou de 9,8% para 14,3%. Os dados são do estudo “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016”.
Diante das dificuldades e descaso com a população da terceira idade, existem projetos que sobressaem a essas adversidades. Foi entrevistada Alessandra Lima, Enfermeira e Coordenadora do projeto Flor da Idade localizado na Água Branca, zona rural pertencente ao município de Caculé. Segundo Alessandra, o projeto tem como objetivo socializar e interagir os idosos, a fim de saírem do sedentarismo, consequentemente aumentando a qualidade de vida e a autoestima.
Os encontros são feitos semanalmente, sendo eles orientados por profissionais da saúde, como: Educador físico, nutricionista, dentista e médico. A orientação física é planejada com danças, alongamentos e brincadeiras recreativas, e por final o exercício mental, que é fundamental para o desenvolvimento e bem estar do idoso. O cardápio alimentar segue os parâmetros nutricionais, sendo ele especifico para cada paciente. Importante ressaltar que todos têm atendimento odontológico e médico. “Uma vez no mês eles vão ao PSF para eu fazer o controle, verifico as receitas, pressão arterial, glicemia, medidas e peso”, relata Alessandra.

Durante a visita ao grupo a integrante Maria Xavier Lopes de 70 anos, descreveu a importância da participação, “tenho um problema sério de coluna e no dia que faço exercício não sinto nada…Minha autoestima teve uma grande melhora, minha satisfação é participar da quadrilha que fazemos todos os anos.” Concluiu Maria Xavier. Foto: Caetano Augusto

 

 

Foto: Caetano Augusto

O carinho, paciência e dedicação são fatores determinantes para o desenvolvimento dos idosos, a qual vem dando certo desde 2004 em parceria com o município de Caculé. O empenho dos participantes supera todas as expectativas. Determinados e dispostos a praticarem as aulas, os integrantes apresentam devidamente uniformizados.
Alessandra Lima ressalta, “O vínculo familiar, os exercícios físicos e os atendimentos nas unidades de saúde são fatores importantes na melhoria da qualidade de vida dos idosos”. Em seguida, a Enfermeira pede atenção da sociedade, quanto aos cuidados e amparo com a melhor idade.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.

3 responses to “Flor da idade, uma nova geração de idosos.

Comentários fechados