Aproximando o São João, são perceptíveis as manifestações culturais pelos bairros do município de Caculé. A cidade conta com quatro equipes de quadrilhas juninas, sendo elas: Busca Pé, Xiado do Chinelo, Jacques Carvalho e Mistura da Terra.
Com o crescimento e visibilidade do movimento cultural, os participantes perceberam a necessidade de ampliar a busca por novas parcerias. As apresentações ano após ano têm surpreendido os espectadores. A exibição conta com figurinos inusitados, temas fantásticos e trilha sonora formidável. Diante disso, o casal Claudio Hoffmann e Daiane Hoffmann se interessaram pelo evento. Ao se aproximarem dos quadrilheiros e verem que as dificuldades eram notórias, ficaram sensibilizados, situação a qual fez com que eles dessem seu apoio tanto na parte publicitária quanto na reorganização orçamentária.
Assim surgiu a ideia do projeto voluntário “No meu peito bate um coração quadrilheiro”, com a finalidade de organizar e arrecadar fundos para estimular os participantes, minimizando as dificuldades apresentadas.
Segundo Daiane Hoffmann, “O objetivo maior do projeto é transformar a manifestação cultural de Caculé em patrimônio histórico cultural do Brasil”. Complementando a fala Claudio Hoffmann citou o apoio da Faculdade de Guanambi para criação de um documentário, que terá o intuito de fazer a divulgação em nível regional. Sendo assim, aumentaria a arrecadação para alcançar as metas desejadas.
Ao ser questionada sobre antigas parcerias, Daiane citou o governo de Caculé e boa parte dos comerciantes como principais influenciadores do evento. “Com a entrada da Hoffmann Consultor e Associados, os participantes não têm a preocupação em pedir o patrocínio, eles estão mais envolvidos nos ensaios e na construção dos figurinos, quem faz esse trabalho somos nós,” ressaltou Daiane Hoffmann.
As apresentações das quadrilhas irão ocorrer tradicionalmente na Praça Ramiro Santos, no Bairro Alto do Cruzeiro. As datas estão previstas para o começo de junho sendo elas:
_Dia 03 de Junho – Busca Pé;
_Dia 09 de Junho – Xiado do Xinelo;
_Dia 10 de Junho – Jacques Carvalho;
_Dia 17 de junho – Mistura da Terra.
5