O Ministério da Educação (MEC) recebe de hoje (8) até 19 de maio as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Os interessados deverão pagar taxa de R$ 82 até o dia 24 de maio. O acréscimo de mais de 20% no valor da taxa gerou reclamação entre os estudantes.
Entre as novidades do Enem 2017, destaca-se a aplicação das provas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, em vez de um final de semana. Essa alteração foi decidida em consulta pública.
O formato das provas também mudou, com redação no primeiro dia junto com as provas de Liguagens e Códigos e Ciências Humanas. A prova de Matemática passou para o segundo dia.
Outra mudança é que quem precisar de atendimento especializado ou específico deverá fazer a solicitação no momento da inscrição.
Isenção de taxa
Assim como nas edições anteriores do exame educacional, estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas da rede pública têm direito à isenção de taxa de inscrição do Enem. Nesse caso, a isenção é condecida automaticamente.
O benefício também será concedido a estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.
Os participantes de baixa renda devem fazer a inscrição do Enem 2017 indicando o Número de Inscrição Social (NIS) ou declarando que as informações prestadas são verdadeiras.
Atendimento especial
A partir desta edição do Enem, estudantes que precisam de atendimento especializado ou específcio deverão sinalizar essa opção no momento da inscrição. Também será necessário apresentar documentação para comprovar a solicitação.
Quem precisar de atendimento específico também deverá informar a situação no momento da inscrição no Enem 2017. Poderão ser solicitadas, por exemplo, bombinha (para portadores de asma), cadeira de rodas, entre outras.
Estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva vão contar com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras) e vídeos explicativos, como auxílio e orientação nas provas, pela primeira vez, e em caráter experimental.
Para os participantes surdos e cegos, serão oferecidos guia-intérprete, prova ampliada, superampliada, em braille, tradutor-intérprete de libras, leitura labial, ledor, transcritor e sala de fácil acesso.
Provas
Conforme decidido em consulta pública, a partir desta edição as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos seguidos. Neste ano, os participantes farão testes nos dias 5 e 12 de novembro, das 13h30 às 19h e das 12h30 às 18h, respectivamente, em todos os estados brasileiros.
Por; Caetano Augusto