O que é Colonoscopia?
A colonoscopia é um exame que consiste na visualização do interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado, em imagens coloridas que podem ser gravadas. Feito através de um endoscópio inserido pelo ânus, ajuda a verificar a existência de lesões nas paredes intestinais.
Esse procedimento torna possível a prevenção do câncer intestinal, pois é capaz de remover pólipos e estancar pequenos sangramentos nas paredes do cólon. Também pode ser usado para remover amostras de lesões suspeitas que são enviadas para análise (biópsia).
Para que serve a colonoscopia?
O exame endoscópico do cólon é usado, frequentemente, para a prevenção de câncer intestinal em pessoas maiores de 50 anos. Nesse caso, recomenda-se realizar uma colonoscopia a cada 10 anos ou, caso haja histórico familiar de câncer, em um intervalo de 3 a 5 anos.
Em pessoas mais jovens, o exame pode ser requisitado em caso de:
-
Dores abdominais de causa desconhecida;
-
Sangramento intestinal;
-
Diarreia ou constipação crônica;
-
Exame de sangue oculto nas fezes com resultado positivo;
-
Investigação de anemia ferropriva;
-
Suspeita de câncer de cólon;
-
Confirmação de resultados anormais em exames não invasivos, como radiografias, tomografias e ultrassonografias;
-
Acompanhamento de pacientes que tiveram pólipos removidos previamente.
Na presença de pólipos, o colonoscópio é capaz de removê-los total ou parcialmente. Ele também pode retirar amostras para fazer a biópsia de lesões suspeitas.
Preparação para o exame:
A preparação para a colonoscopia pode ser bem desagradável para alguns pacientes, uma vez que consiste em uma dieta especial e no uso de medicamentos laxativos.
Para que o endoscopista seja capaz de visualizar a mucosa intestinal sem interferências, é preciso fazer uma limpeza do cólon. Sendo assim, o médico deve entregar um kit com instruções de como fazer isso. Em geral, esse processo é feito em casa e não apresenta perigo.
Lembre-se sempre de checar as instruções e tirar suas dúvidas com o médico.
Contraindicações:
As contraindicações são relativas, ou seja, fica a critério do médico decidir por uma colonoscopia ou não. Nesses casos, as vantagens e desvantagens devem ser cuidadosamente consideradas, e o exame deve ser feito cautelosamente. São elas:
-
Doenças crônicas
-
Doenças do coração
-
Arritimia
-
DPOC/eficema pulmonar
-
Doenças renais e ou Doenças mais graves
Nestes casos citados a cima, a paciente deve fazer uma avaliação com o endoscopista para avaliar a necessidade de realizar exames prévios como ECG e RX tórax para analisar as condições clínicas do paciente.
Caso o paciente esteja fazendo tratamento com anticoagulantes deve ser relatado, para a suspensão da medicação ou o adiamento do exame.