Chegou a Clínica Medvida um método de terapia paraa “LABIRINTITE”, aReabilitação Vestibular. Entenda mais sobre o tratamento e agende uma consulta.
-
Opção terapêutica para pacientes que sofrem de vertigem, tontura e desequilíbrio;
-
A reabilitação vestibular permite que o SNC(sistema nervoso central)reorganize as informaçõessensoriais dos movimentos, reestabelecendo a função por meio da neuroplasticidade;
-
Realização de manobras de reposicionamento, manobras liberatórias e exercícios específicos e repetitivospara ativar os mecanismos de compensação do SNC;
-
O tratamento é individualizado respeitando as condições de cada paciente e seu diagnóstico.
O que é o Sistema Vestibular?
O Sistema Vestibular é o conjunto de órgãos do ouvido interno responsáveis pela detecção da posição e o movimento da cabeça no espaço bem como a estabilização da imagem na retina, o ajuste postural e orientação gravitacional.
O equilíbrio corporal éum processo complexo e depende do bom funcionamento entre os sistemas visual, vestibular, somatossensitivo, coordenação central e ajuste muscular. O Sistema Nervoso Central (SNC) organiza as informações sensoriais geradas por tais sistemas e desencadeia reflexos vestibulares oculares e espinais adequados para a manutenção do equilíbrio corporal.
Qual os sintomas das disfunções do Sistema Vestibular?
Sempre que existe um conflito no processamento das informações sensoriais responsáveis pelo controle da postura, surge a tontura que pode se manifestar como:
-
vertigem (movimento rotatório em torno de si),
-
oscilopsia (a sensação de que o ambiente está a mover-se quando alteramos a posição da cabeça),
-
sensação de flutuação,
-
sensação de “cabeça oca”,
-
sensação de estar sendo atraído para o solo (afundamento),
entre outras queixas cujo sintomas podem ser causados, em sua grande maioria, por disfunção vestibular associados ou não a:
-
náuseas, vômitos, desequilíbrio, quedas, zumbido, perda de memória ou concentração, dor de cabeça e ansiedade.
Esses distúrbios são conhecidos popularmente como “labirintite”, mas o nome correto que se dá a eles é labirintopatias, que significam doenças do labirinto, ou ainda vestibulopatias, quando ocorrem individualmente no sistema vestibular.
A Fisioterapia na Reabilitação do Sistema Vestibular
A atuação da Fisioterapia no sistema vestibular tem o objetivo de reduzir ou eliminar os sintomas da tontura e da vertigem e melhorar do equilíbrio corporal associados a uma disfunção vestibular, por meio de manobras de reposição, manobras liberatórias e exercícios específicos e repetitivos, que ativam os mecanismos de plasticidade neuronal do sistema nervoso central (SNC) ajudando a resolver o conflito sensorial instalado.
A reabilitação vestibular é eficaz na melhora dos déficits funcionais e sintomas subjetivos resultante de hiperfunção vestibular periférica uni ou bilateral.
Os objetivos da Fisioterapiapara o tratamento das vertigens e/ou tonturas incluem:
-
treinar os reflexos vestíbulo-ocular e vestíbulo-espinhal;
-
melhorar o controle sobre os movimentos que desencadeiam a vertigem e/ou tontura;
-
melhorar a estabilidade da visão durante o movimento;
-
treinar o equilíbrio estático e dinâmico;
-
treinar a orientação corporal no espaço;
-
melhorar o condicionamento físico geral e,
-
possibilitar ótimo desempenho nas atividades funcionais.
Indicações
-
Labirintite viral;
-
Neurite vestibular;
-
VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna);
-
Otite crônica com vertigem;
-
Cinetose (intolerância ao movimento);
-
Idosos com desequilíbrio e queda