Cratera misteriosa na Bahia aumenta e chega a quase 78 metros de comprimento; causa ainda está sob investigação


A cratera gigante que se abriu misteriosamente perto da vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, aumentou 6,2 metros de comprimento e já chega a 77,9 metros. A informação é da empresa Dow Química, responsável pela área onde a cratera surgiu.

Segundo a multinacional, a cratera também aumentou 3,3 metros de largura, totalizando 33 metros, e reduziu apenas a profundidade, que passou de 45,4 para 44,9. As causas do fenômeno ainda estão sob investigação.

A erosão foi descoberta pela própria empresa no final de junho deste ano, durante um trabalho de rotina, e tinha 69 metros de comprimento.

Conforme informou a Dow, o aumento do comprimento da cratera é esperado, uma vez que, sob o ponto de vista técnico, a tendência é que materiais localizados nas bordas caiam na cratera. Por outro lado, isso faz com que a profundidade diminua.

A cratera fica no meio de uma mata nativa na localidade de Matarandiba e está a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores, mas ainda não apresenta risco imediato para eles.

O acesso à área onde o buraco se formou é difícil por conta da mata fechada, mas, ainda assim, toda a área está isolada e passou a ser vigiada para evitar a presença de curiosos.

Informações do G1

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.