A Bahia teve uma queda de 19,9% no número de assassinatos nos dois primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme aponta o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais do estado.
PÁGINA ESPECIAL: Mapa mostra mortes violentas no país
O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O mapa traz dados de outros 24 estados e do Distrito Federal
De acordo com a ferramenta, foram registradas 841 mortes violentas no primeiro bimestre de 2019, na Bahia. Já no ano passado, o número foi maior: 1.050.
Em janeiro deste ano, foram 432 homicídios dolosos, oito latrocínios e quatro lesões corporais seguidas de morte no estado. No total, foram 444 assassinatos no estado.
Já em fevereiro de 2019, foram 384 homicídios dolosos, oito latrocínios e cinco casos de lesões corporais seguidas de morte, totalizando 397 mortes violentas.
Segundo os dados, a Bahia foi o 14º estado com maior redução de mortes violentas. O topo do ranking de redução ficou com o Ceará.
Os outros estados do Nordeste também registraram queda no número de assassinatos, no período analisado. Rio Grande do Norte e Pernambuco tiveram reduções de 42% e de 33%, respectivamente.
Conforme aponta o levantamento, o índice nacional também teve queda, e o Brasil apresentou redução de 25% nos assassinatos nos dois primeiros meses do ano.