O site Sertão em Dia esteve na Base do SAMU (192), localizada na cidade de Caculé, com intuito de esclarecer sobre os serviços prestados pelos socorristas. Com a equipe sempre pronta para atender as ocorrências, o SAMU de Caculé conta com duas ambulâncias, uma básica e outra avançada com UTI para casos mais complexos.
O SAMU de Caculé têm atendido uma demanda alta, os números das ocorrências superaram o imaginado, por este motivo a equipe preocupou-se em esclarecer pontos importantes ao realizar chamadas.
Em entrevista com a Coordenadora Marcela Alves Fernandes, relata sobre as dúvidas frequentes, ” quando faz a chamada 192, ela não cai em Caculé, é direcionada para Guanambi que lá são coletadas todas as informações do paciente que será socorrido, a central de Guanambi conta com um médico regulador que estará averiguando o caso do paciente, sendo assim ele determina qual será a ambulância encaminhada”.
A equipe do SAMU orienta para aqueles que ligarem para o 192, manter a calma, passar o máximo de informações possíveis. O SAMU de Caculé atende cinco municípios com a ambulância avançada, sendo eles, Jacaraci, Mortugaba, Ibiassucê, Licínio de Almeida e Rio do Antônio. De acordo com Marcela, nestas cidades contêm uma ambulância básica para os primeiros atendimentos.
Outra obervação feita pela coordenadora foi sobre a telefonia, de acordo com populares muitas das vezes não conseguem realizar a chamada de socorro pela Claro, sendo que as outras operadoras não foi observado qualquer dificuldade. Para realizar a chamada pela Claro, foi indicado mudar a chamada para GSM no modo 2G.