O ritmo de transmissão do novo coronavírus na Europa está em níveis “alarmantes”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois que muitos países do continente voltam a registrar mais casos diários do que em março e abril – os piores momentos da pandemia.
Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, divulgou na última quinta-feira (19) que o bloco está passando por um momento de alta de casos. Segundo os dados, o número de infeções diárias tem até dobrado em muitos países da UE.
De acordo com Kluge, 300 mil novas infecções foram registradas em toda a Europa somente na semana passada e os casos semanais excederam os relatados durante o primeiro pico em março.
Depois de seis meses vivendo com o vírus e com várias idas e vindas sobre as medidas de distanciamento, muitos países europeus começam a endurecer suas restrições e avaliar novos confinamentos.
“Estamos diante de uma situação muito grave. Os novos casos semanais na Europa já superam os registrados durante o primeiro pico da pandemia. Na semana passada, foram contabilizados mais de 300 mil infectados”, alertou Kluge.
Ainda segundo o diretor, a mortalidade do vírus, que parece ser menor nessa segunda onda de infecções, deve aumentar entre outubro e novembro.