O município de Brumado vive mais uma escalada de contaminação pelo coronavírus. Somente nesta segunda-feira (28), um óbito e 71 novos casos da doença foram confirmados. Em relação ao mesmo dia do mês anterior, o número de casos confirmados subiu de 840 para 1.501, aumento de 661 registros, o que equivale a 78,6% total de casos desde o início da pandemia.
O número de casos ativos no mesmo período aumentou 226%. No dia 28 de agosto eram 72 pacientes brumadenses com o vírus, hoje são 235. O número de óbitos subiu 88,9%, passando de 9 para 17.
Entre os pacientes que contraíram o vírus, 1.249 se recuperaram da doença. Entre aqueles ainda em tratamento, sete estão hospitalizados. Outros 62 pacientes com suspeita da doença estão aguardando resultado dos exames.
A secretaria de Saúde de Brumado não está divulgando informações básicas sobre as vítimas, como sexo, idade e pré-existência de outras doenças. Antes da confirmação do 17º óbito nesta segunda-feira, a pasta confirmou outra morte neste domingo (27).
Brumado foi o primeiro município do Território Sertão produtivo a registrar casos da Covid-19. O primeiro diagnóstico ocorreu em 22 de abril e o primeiro óbito no dia 1º de junho. A vítima foi uma mulher de 50 anos. O município chegou a zerar o número de casos ativos da doença em abril, mas os casos voltaram a surgir e foram aumentando semana após semana.
Com população estimada de 67.335 habitantes, Brumado é o município com maior número de casos e maior incidência da doença na região.
Na semana passada, a rede municipal de ensino foi a primeira do Estado a retomar as aulas presenciais. No entanto, além da baixa adesão dos alunos, o Tribunal de Justiça da Bahia decidiu suspender a continuidade das aulas no mesmo dia. O pedido para a suspensão veio do Ministério Público Estadual (MP-BA) e foi negado pela Justiça local, antes de ser aceito no TJ-BA.
Agência Sertão