A falta de planejamento na vacinação contra a Covid-19 em cidades da região podem estar proporcionando o desperdício de doses da vacina.
Depois de abertos, os fracos das doses só tem validade de seis horas. Com isso há relatos de vacinas sendo jogadas fora no fim no dia.
Os denunciantes que procuraram o Radar 030, localizado na cidade de Caetité, relataram a reportagem que as vacinas são abertas por volta das 9:00 horas, mas a baixa procura de pessoas na faixa etária da vacinação estão acarretando que no fim do dia doses fiquem sem uso, sendo descartadas pelos profissionais. Os denunciantes por medo, não disseram as cidades que isso vem ocorrendo.
“Em um vidro são dez doses. Dessas dez, apenas sete foram aplicadas, mas a ordem nas secretárias municipais é descartar o restante das vacinas, que estão sendo jogadas fora… Não vou dizer as cidades, tenho medo de ser descoberta e sofrer perseguições. Só sei que isso vem acontecendo em toda região sudoeste, o que é um absurdo” Disse uma das denunciantes ao Radar 030.
A orientação do Ministério da Saúde e que novos frascos da vacina devem ser evitados de serem abertos no final do dia, evitando assim o risco das mesmas serem jogadas fora. Denuncias de mal uso das doses podem ser feitas em unidades da Dires espalhadas em todo o Estado da Bahia.