Samu 192 recebe mais de 12 mil trotes em 4 meses na regional localizada em Guanambi


Entre janeiro e abril de 2021, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Guanambi recebeu número alarmante de trotes. Nesse período de 4 meses, de 24.536 ligações recebidas da região, 12.737 eram trotes. O número equivale a 51,91%, ou seja, mais da metade das ligações.

A Central de Regulação atende a 18 cidades e uma população de 420 mil habitantes. Para a Secretária Municipal de Saúde, Roberta Mota, a situação é grave e prejudica o trabalho dos profissionais do Samu. “Essas pessoas ocupam a linha que poderia estar atendendo alguém que precisa de atendimento de fato. Além de uma possível saída de ambulância, que também poderia socorrer uma vida em risco”, alertou.

Já o coordenador do Samu 192 na região, Sandro Fernandes, pediu à população maior responsabilidade e conscientização. “Pessoas que necessitam do atendimento muitas vezes não conseguem ligar devido à linha estar ocupada com essa situação desagradável. Pedimos encarecidamente para a população se conscientizar, pois o Samu é serviço único de pré-atendimento hospitalar, extremamente importante para a sobrevida do doente”, defendeu. O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.