Representantes das entidades beneficiadas pelo programa paa – leite do município de Ibiassucê, visitam usina de beneficiamento de leite


Na última terça-feira (10), o Secretário de Educação, Sandro Wagner, a nutricionista e coordenadora do PAA Leite Adahilda Brito, realizaram uma visita de campo a usina de laticínio instalada no município de lagoa Real, Bahia, para conhecer todos os processos de produção. Estiveram presentes também na visita, as dirigentes das escolas municipais de Ibiassucê, Natasha Leandra (Escola M. Anísio Teixeira), Marcia Cristiana, (Escola. Municipal de Santo Antônio), Zilma Martins, (Escola M. Mundo Encantado), Maria das Graças (Escola M. Professora Helena Santos), Engrácia Farias (Escola M. Deoclides José de Farias) Marta Fonseca, representando a Escola M. de Brasilândia e a Supervisora do Programa Primeira Infância no
SUAS, Maria José.

A Equipe foi recebida pelo vice-presidente da Cooplar, o Sr. Marcelo Cardoso Trindade e pela engenheira de alimentos, Jovelane Carvalho Aguiar, apresentando as instalações da usina e todo o processo de beneficiamento do leite de vaca. O processo tem início no recebimento do leite pela cooperativa, sendo em seguida, coletadas amostras e encaminhada para análise em laboratório da própria unidade, passando por testes para identificar resistência térmica (teste do alizarol), acidez titulável, (teste dornic), níveis de contaminação (teste de antibiótico), fraude por adição de água (teste de crioscopia), entre outros, como teste de gordura e fraude por adição de produtos químicos. Após atestar a qualidade, o leite é destinado à etapa de pasteurização, seguido pelo envase em embalagens plásticas, e expedição, que acontece em caminhões refrigerados. Segundo o Secretário de Educação, Sandro Wagner, Conhecer na prática todo o processo de beneficiamento do leite foi muito enriquecedor, aumentando assim a confiança na qualidade do alimento que, semanalmente alimenta muitas famílias, bem como a valorização do Programa PAA Leite em nosso município.

Em Ibiassucê, o Programa PAA modalidade Leite, atende cerca de 400 famílias. Para a nutricionista Adahilda Brito, este é um programa que tem um impacto significativo na vida de milhares de baianos, uma vez que fortalece a agricultura familiar dos municípios, ao tempo em que contribui para uma melhor qualidade de vida de centenas de famílias, que se encontram em situação de insegurança alimentar.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.