No dia 30 de outubro a comunidade de Taquaril dos Fialhos, em parceira com a Secretaria do Meio Ambiente de Licínio de Almeida, realizou o plantio de mudas nas nascentes da Serra do Salto. O ato de cuidar desse bem tão precioso é uma prática preservada por muitos anos. Os frutos desse plantio foram germinados há muitos anos no grupo de jovens da comunidade que era coordenado pela catequista Dalvina Carvalho.
A comunidade sempre fez o papel de cuidar do amanhã para proteger o único recurso hídrico da região e um belíssimo espaço de turismo visitado por pessoas dos mais diferentes estados e países.
De acordo com os moradores o território vem sendo ameaçado pelo projeto de implementação de pesquisa mineral da Vale do Paramirim e do projeto de energia eólica do grupo Provento. “Esses projetos não respeitam os modos de vida dos camponeses e camponesas que estão na sétima geração vivendo com tranquilidade e protegendo as águas que brotam vidas”, destacou um morador.
“O único recurso hídrico da região responsável por abastecer Licínio de Almeida, Caculé e Rio do Antônio está sendo ameaçado por projetos de mineração e eólica. Uma vez implementado esses projetos, a vida das pessoas que moram nesses municípios correm risco de ficarem sem água”. Acrescentou um morador que não quis ser identificado.
facebook: em defesa das nascentes da serra do salto
Instagram: @nascentes da serra do salto
Instagram: @nascentes da serra do salto