O Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família, vai começar a ser pago nesta quarta-feira (17). A Caixa Econômica Federal (CEF) inicia os pagamentos do novo programa social do governo com reajuste de 17,84%, alterando o valor médio do benefício de R$ 189 atuais para R$ 217,18. E todas as 14,5 milhões de famílias que receberam o Bolsa Família no mês de outubro vão ser incluídas automaticamente no Auxílio Brasil, sem a exigência de recadastramento.
Os pagamentos, que vão ter início nesta semana, seguem o calendário habitual do extinto Bolsa Família, sempre nos dez últimos dias úteis do mês e seguindo a ordem do número final do NIS. Em dezembro, por conta das festas de fim de ano (Natal e réveillon), o pagamento é antecipado e vai ocorrer entre os dias 10 e 23 de dezembro, sempre em dias úteis.
Bom lembrar que o Auxílio Brasil é o programa social que substitui o extinto Bolsa Família e não é uma prorrogação do auxílio emergencial, que foi encerrado em outubro. Quem recebeu o auxílio emergencial em 2021 não vão receber o Auxílio Brasil.
Ou seja, nada muda para quem já recebia o Bolsa Família. Os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil até que novos cartões sejam emitidos.