Covid-19: casos ativos da doença crescem 987% na Bahia desde o início de janeiro


Os casos ativos da Covid-19 cresceram 987% na Bahia desde o início deste ano. O g1 analisou dados com base nos boletins divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nos quatro últimos domingos deste mês: dias 2, 9, 16 e 23 de janeiro.

No primeiro domingo do ano, o estado tinha 1.809 casos ativos da doença, ou seja, pessoas contaminadas com o coronavírus. No dia 23, o número subiu quase 10 vezes e saltou para 19.665 casos ativos.

Apesar da grande quantidade de registros de casos ativos no último domingo (23), é necessário lembrar que nos finais de semana os dados costumam ser represados, por causa do volume de testes que não são analisados pela falta de tempo.

A diretora estadual de Vigilância Epidemiológica do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), Márcia São Pedro, comentou a situação:

“Se tenho casos ativos, significa que há vírus circulando e pessoas que estão se contaminando levam o vírus para outras pessoas. Para reduzir os casos ativos, é preciso aumentar as medidas restritivas. É preciso o uso de máscaras, diminuir as aglomerações e distanciamento”, afirma.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.