A população de Caculé tem sido surpreendida e encontra-se em alerta devido aos elevados e crescentes números de suicídios nos últimos anos.
Dados do DataSUS, plataforma do Governo Federal que concentra informações relativas à saúde no Brasil, revelam que as mortes por suicídio entre 2011 e 2020 aumentaram 35% no país.
A taxa de suicídio no Brasil gira em torno de 5,6 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes (2017); tendo uma população de aproximadamente 24 mil habitantes, a cidade de Caculé já registrou, somente este ano (2022), um índice superior a 20 suicídios para um grupo de 100 mil, o que tem deixado a população muito preocupada e em estado de alerta.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.
No Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte temos outras 20 tentativas.
Devemos ficar atentos as pessoas que passam a se isolar, que têm mudanças em rotinas, perda de interesse por atividades das quais gostavam, descuido com a aparência, alterações no sono e no apetite entre outras, e assim tentar ajudar e buscar ajuda especializada para essas que estão em risco.