Aprender idiomas estrangeiros tem grande valia para conquistas pessoais e profissionais. Mas leva tempo, muita prática, e dificilmente alguém dá conta de aprender mais do que dois ou três outras línguas, certo? Como, então, resolver situações pontuais, emergenciais ou que envolvam a conversa com alguém cujo idioma não é dos mais comuns?
A startup chinesa Timekettle criou uma possível solução para o problema: fones de ouvido que, quando conectados um ao outro e a um aplicativo próprio, traduz em tempo real conversas realizadas em 20 idiomas – incluindo português.
A Timekettle foi fundada em 2016 pelo chinês Wells Tu, justamente com o intuito de “encorajar pessoas a se comunicarem sem barreiras de línguas estrangeiras”.
Chamado WT2, o produto foi apresentado durante a CES, feira internacional de eletrônicos realizada neste mês em Las Vegas, Estados Unidos, avaliado em R$ 818.
O funcionamento é simples: os fones precisam estar carregados e ligados ao aplicativo, que está disponível em plataformas Android ou iOS. No, smartphone também é necessário selecionar os idiomas em que a conversa será feita.
As falas de ambos os lados são identificadas e enviadas ao app, que faz a tradução simultânea e envia a nova versão para o fone do receptor. Falas de até 15 segundos podem ser traduzidas por vez.