A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 54 répteis (cobras e lagartos) na BR-101, em Eunápolis, no extremo sul baiano. A ação ocorreu na tarde de terça-feira, 17, durante abordagem a um ônibus de viagem que saiu de São Paulo com destino ao estado do Piauí.
Na fiscalização, os agentes se dirigiram as últimas fileiras do ônibus e notaram que dois passageiros apresentavam um nervosismo incomum. Ao se aproximar dos homens, a equipe ouviu ruídos e após uma vistoria nas bagagens acabaram encontrando as cobras e lagartos que estavam aprisionados em recipientes plásticos, sacos e panos.
Conforme a PRF, o caso se enquadrou no crime de maus tratos e foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência. Os suspeitos, que não foram identificados, responderão por crime contra o meio ambiente. As penas são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.
Os répteis foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental, onde serão avaliados, alimentados e tratados por profissionais e passarão por um processo de reabilitação para voltarem à natureza.