Ú
O número de cães soltos nas ruas aumentaram drasticamente, com essa situação os problemas agravaram. De acordo com os comerciantes em especial os donos de açougues, lanchonetes e espetinhos tem queixado da falta de ação do poder público da cidade, os animais soltos tem atrapalhado a rotina dessas pessoas.
Um morador da cidade que não quis ter sua identidade revelada, relatou a equipe do site Sertão em Dia, ” esses cachorros soltos estão causando um grande transtorno para nós, alguns estão doentes, é visível, os animais estão colocando a saúde da população em risco, além das doenças que podem ser transmitidas, os cachorros estão atrapalhando o trânsito dos moradores, correndo atrás de motos, podendo causar acidentes. Já comunicamos sobre o caso na Secretaria de Saúde, mas até o momento nada foi feito”.
É válido ressaltar que em 2021 foi rejeitado o projeto de lei de autoria dos vereadores oposicionistas, Anderson Santos Ribeiro (Sonson), Luiz Carlos Pereira (Luizão) e Paulo Henrique da Silva; onde os mesmos propôs a criação de um Canil Municipal que tem por finalidade principal controlar a população de cães do Município e a proliferação de doenças.
Os cachorros podem transmitir algumas doenças aos seres humanos quando eles não são devidamente tratados. As principais doenças transmitidas pelos bichos incluem micose, doença de Lyme, ancilostomose ou raiva. Diante do risco a integridade física de transeuntes, ciclistas e motociclistas, e da transmissão de doenças, sendo uma ameaça a saúde pública, é necessária intervenção do poder público em busca da melhor solução possível.