A população de Caculé tem sofrido com a falta de assistência na atenção básica, além da dificuldade para atendimento médico e aquisição de medicamentos em algumas UBS, a ausência de agentes comunitários de saúde tem deixado a população preocupada. Em algumas localidades já chega há cinco meses a falta desses profissionais.
A falta desses profissionais acaba por agravar e contribuir com o aumente de casos de dengue e chikugunia, uma vez que a população deixa de receber as devidas orientações. Prova disso são os surtos de arboviroses que tem assolado a cidade.
Uma moradora do bairro São José nos relatou: “minha mãe é acamada, tem pressão alta e diabetes, todo mês o agente de saúde vinha fazer visita, via a pressão e de três em três meses trazia até o médico, mas desde novembro que não aparece ninguém aqui. Fui no postinho e falei com a enfermeira, mas ela disse que não pode fazer nada, que eu procurasse a secretaria”, e finaliza: “é uma falta de respeito com à população, principalmente quem tem gente acamada em casa”.
Tentamos entrar em contato com a secretaria de saúde, mas até o momento não obtivemos nenhum retorno.