Deputado federal do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia e representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Valmir Assunção decidiu não comparecer ao encontro sobre o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal em Salvador. Essa decisão foi tomada após o ministro da Casa Civil, Rui Costa, vetar a presença do MST no evento. O parlamentar disse na manhã desta quinta-feira (11) que o ministro Rui Costa “entrou em contato com o cerimonial para proibir nossa participação”.
O MST havia sido escolhido pelos movimentos sociais para participar da mesa de discussões do PPA e tinha o direito de fazer uma intervenção durante os debates. Segundo o parlamentar, Rui Costa alegou que a presença do MST poderia causar “constrangimento” a ele como ministro, especialmente devido à iminente instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tema na Câmara dos Deputados, além das ocupações em curso realizadas por trabalhadores sem terra em diferentes partes do país.
“Devido ao veto do ministro Rui Costa, tanto o MST quanto eu não estaremos presentes no PPA”, enfatizou Assunção. O deputado tentou entrar em contato com o chefe da Casa Civil, porém não obteve sucesso e supôs que ele estivesse indisponível. “Eu vim de Brasília para o evento e agora não vou participar por causa desse veto”, lamentou.
Valmir Assunção é reconhecido como um dos representantes do MST na Câmara dos Deputados e atua ativamente na defesa do movimento. Ele é cotado para ser indicado pelo PT para fazer parte da CPI do MST quando ela for instalada.