Empresário denuncia, através de vídeo, cobrança de propina na prefeitura de Caculé.


 

A população de Caculé foi surpreendida com dois vídeos que circulam, com frequência, em grupos de WhatsApp e extratos de PIX feito da conta de um empresário para a do sobrinho do prefeito Pedro Dias. Nos vídeos, um empresário que tinha contrato de limpeza pública com a prefeitura de Caculé denuncia a cobrança de propina para o recebimento dos pagamentos do serviço prestados ao município. Os vídeos, que tem narração do empresário, foram gravados em dois momentos diferentes.
No primeiro vídeo, gravado em frente ao mercadinho Cruzeiro, de propriedade do senhor Paulo Dias da Silva, sobrinho do prefeito Pedro Dias, o Pedrão; é possível ver o empresário com um envelope contendo uma grande quantidade de dinheiro em espécie; ele aguardar um tempo dentro do veiculo e em seguida sai em direção ao mercadinho, nesse momento é possível apenas ouvir o áudio. O empresário e o sobrinho do prefeito se encontram:
– “Eu tou deixando aqui os 40”.
No segundo vídeo, um dia após entregar o envelope contendo 40 mil reais, o empresário mostrar a quantia de 10 mil reais e diz:
-“Aqui tem 10 mil reais, pra completar os 50 mil, que ontem eu dei 40 para Paulinho. E hoje ele disse que só pagaria a nota depois que eu trazer os 10. E eu tou chegando aqui em Caculé pra poder deixar os 10 mil com Paulinho. Esse Paulo aqui é o secretario de finanças da prefeitura, ele que comanda aqui os contratos, e ele quem diz quem paga e quem não paga. Tou indo com destino ao mercadinho dele”. E continua: “vou manter essa filmagem até chegar lá, que ontem, aquele vídeo de ontem com quatro pacotinho de 10, diz ele que faltava mais 10, liguei pra ele mais cedo pra pagar os funcionários, ele disse que não, que só pagaria se trazesse os 10”. E prossegue: “vim aqui trazer mais os 10 pra ele pagar a nota e eu pagar os funcionários”.
O empresário segue pelas ruas de Caculé, em seu veiculo, com destino ao mercadinho Cruzeiro; aguarda em frente ao mercado por alguns instantes. Logo em seguida aparece o sobrinho do prefeito Pedro Dias e se dirige ao carro do empresário. Eles começam a dialogar, quando o sobrinho do prefeito diz:
– “Eu não tou saindo um centímetro do que nós combinamos. Porque assim, igual a gente ficou alinhado, você falou o quê? Paulo, eu li pago antes”. E continua: no mês que, que seja melhor pra nós, tenta antecipar isso, pra gente fazer isso mais rápido.
E o empresário intervém: “eu vou tentar pagar até no máximo dia seis, dia sete”. E prossegue: “vou ver se trago até dia 7”.
É o sobrinho do prefeito finaliza: “Daqui dez minutinho tá na conta. E ai o próximo mês você agiliza lá”.
E o empresário diz: “mês que vem, viu, os 70 completo ”.
O sobrinho do prefeito se afasta e o empresário conclui: “Vocês ouviram ai, que o rapaz veio correndo para pegar os 10, e já tá cobrando do mês que vem pra poder trazer antes de receber de novo. Mas vamos pra frete”.
Além do pagamento em dinheiro em espécie, há também transferências via PIX, que somam 74 mil reais, feita entre o irmão do empresário e o sobrinho do prefeito, realizada como pagamento de propinas.

O site Sertão em Dia recebeu em anexo nesta quarta-feira (28), nota de esclarecimento da empresa Realiza. Realiza – Papel Timbrado
Frisamos que o vídeo publicado se refere a empresa que prestou serviços de limpeza pública anterior a Realiza. Assim, também trocamos no corpo da matéria, a palavra tem, por tinha contrato.

 

 

 

 

Confira o vídeo clicando aqui 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.