Após reunião realizada pelas principais autoridades do setor elétrico no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou o retorno do horário de verão. Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a decisão final será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ainda conforme o ministro, ministérios e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão convidados para reuniões que vão discutir o tema. Só após esses encontros o assunto será levado a Lula, para ele decidir se o horário de verão retornará ou não.
Alexandre afirmou, ainda, que não está convencido de que o horário de verão é a melhor decisão e que quer avaliar outros instrumentos. Porém, afirmou que sua decisão será técnica, com base na ciência e sem influência politica.
A decisão será tomada em até dez dias, de acordo com Silveira. O ministro disse que, caso seja aprovado, haverá um tempo para a sociedade se adaptar.
Do ponto de vista do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão pode ajudar a evitar que ocorram acionamentos de térmicas cada vez mais caras, além de ajudar a sair da bandeira vermelha antes do previsto.