Um surto de botulismo foi registrado na Bahia, com duas mortes confirmadas no estado na última semana. Ao todo, foram seis casos em quatro cidades: Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Ribeira do Pombal e Cícero Dantas, todas na região norte.
A doença é grave, com alta letalidade, rara e não contagiosa. Ela é causada pela ação de uma forte toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Dos seis pacientes com diagnóstico de botulismo, quatro ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas — a marca dos produtos não foi divulgada. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) investiga se o alimento tem relação com o surto.
Por que é uma doença grave?
Ainda segundo Clarissa Cerqueira, a doença provoca paralisia muscular. O processo de paralisação começa de cima para baixo. Ou seja, vai comprometendo primeiro a área da face e olhos, provocando problemas como:
- visão turva;
- queda das pálpebras;
- flacidez da musculatura do rosto;;
- dificuldade para engolir.
“Vai descendo até que chega no pulmão e, ao chegar no pulmão, pode gerar insuficiência respiratória. Nesse caso, o paciente pode não ter músculo suficiente para conseguir respirar. Então, o paciente vai precisar de auxílio para respirar. Há necessidade de UTI para dar suporte para esse paciente”, complementa Clarissa.