Devido às chuvas que caem na Bahia desde novembro, algumas barragens já registram cheias. Em Anagé, no Sudoeste, um açude “sangrou”, o que foi preciso fazer um desvio para evitar mais alagamentos. Este foi o segundo transbordamento em seis anos. O primeiro ocorreu no final do ano passado quando a Bahia chegou a registrar o maior volume de chuvas no mundo.
Segundo informações, a barragem de Anagé atingiu a capacidade máxima, de 367 milhões de metros cúbicos, na última sexta-feira (9). Um dia depois, no sábado (10), o volume da água aumentou por conta de novas chuvas. Mesmo com o transbordamento, não foi emitido alerta para os moradores nem houve registro de alagamentos.
PARAMIRIM
Outra barragem que teve o volume aumentado foi a de Paramirim, também no Sudoeste. Denominada de Zabumbão, a barragem já passou dos 55 milhões de m³, o que representa 91,6% da capacidade máxima. Falta apenas 1,18 metro para que a barragem também “sangre”, o que pode ocorrer ainda nesta semana, uma vez que há previsão de mais chuvas.
Devido à situação, a prefeitura emitiu algumas medidas, como proibição do tráfego de carros e circulação pessoas no vertedouro da barragem.