Um vídeo divulgado pelo Instituto Butantan nesta quinta-feira (7) mostra a reação de diretores do instituto ao receber a informação sobre a eficácia da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan.
Em uma reunião fechada feita na noite desta quarta (6), o diretor do instituto, Dimas Covas, e outros funcionários recebem as informações de um homem que aparenta ser integrante do comitê internacional de análise do estudo. Ao recebem as informações sobre a eficácia de 78% da vacina, os diretores comemoram os dados, aplaudindo e dando gritos de alegria.
O estudo da CoronaVac no Brasil é avaliado por um comitê de especialistas sediado na Europa. A praxe em estudos científicos é a de que apenas esse comitê tenha acesso a algumas informações sigilosas sobre o estudo.
Procurado, o Instituto Butantan não confirmou ainda a identidade do homem que apresenta os dados de eficácia. Porém, ao final da reunião, o diretor-geral do Butantan, Dimas Covas, comemorou o resultado e disse que o desafio do instituto agora é fazer o imunizante “chegar ao braço dos brasileiros”.