As Luzes do Natal e o Encanto dos Presépios nos Lares de Caculé


Tempo de Amor, de renovação, de esperança e nascimento de novos e bons sentimentos, assim é o Natal, festa cristã que encanta o mundo, desde há séculos, e abraça o mês de dezembro, com muitas alegrias, emoções, luzes e tradições.

Luzes que iluminam os confins do Sertão, alegrias que renovam as forças do sertanejo, emoções que fazem o coração pulsar mais forte e tradições que encantam a todos (as), como o costume de montar Presépios nas igrejas e lares da cidade de Caculé, na ocasião do Natal.

Relata a história, que no ano de 1223, na cidade de Greccio, a neve caia pelo céu e cobria o chão, os sinos tocavam e anunciavam que Natal estava chegando. Nesta ocasião, São Francisco de Assis, encontrava-se com camponeses da região e procurava explicar-lhes o mistério do Natal, a história do Nascimento de Jesus Cristo.

Os campônios pareciam não compreender as explicações, então São Francisco resolveu se exclamar de uma forma mais didática. Pediu então que lhe trouxessem uma imagem do Menino Jesus, uma manjedoura com palhas, um burro e um boi.

São Francisco então montou a cena: ao fundo os dois animais, no centro a manjedoura, e com muito respeito, amor e devoção, o santo tomou a imagem do Menino Jesus em seus braços e a colocou sobre a manjedoura, foi quando se deu um grande prodígio, a imagem toma vida e sorri para São Francisco, este o abraça fraternalmente com o coração elevado, e todos os camponeses presentes se ajoelham e adoram o Menino Jesus, que sorri mais uma vez e abençoa aqueles que se ajoelharam aos seus pés. A partir de então, todos os anos os camponeses montavam o “presépio de São Francisco” em seus lares, na esperança de renovação do milagre.

Com o passar dos séculos, muitas foram às mudanças acontecidas no mundo, revoluções sociais e humanas em praticamente todas as áreas do convívio social. Mas, sempre quando dezembro é chegado, os lares que possuem a tradição dos presépios, abrem as portas, acendem as luzes, oram e louvam ao Menino Deus, que renasce novamente no altar da devoção.

Em Caculé, flor do Sertão nordestino, muitas são as pessoas que preservam a tradição da montagem do Presépio em seus lares, construindo lapinhas, grutas, e colocando nelas, as imagens de Nossa Senhora, São José e do Menino Jesus na manjedoura, além dos Três Reis Magos e seus respectivos presentes, do pastor e seu rebanho de ovelhas, o boi, o burro e sobre a cena montada, o anjo e a estrela.

Com muita Luz, Amor, Devoção e Fé, a tradição é mantida, mostrando as gerações que o verdadeiro espírito do Natal é o Nascimento da Esperança, o Nascimento Daquele que veio para dividir e revolucionar a história do mundo e de seus habitantes, o Nascimento do Filho Unigênito de Deus, O Menino Jesus, o Mestre Amado e o Amigo de todas as horas.

Com votos de Paz, Amor e Luz, a mensagem que fica e se faz encaminhada aos corações leitores, é de um Feliz Natal, um feliz nascimento de novas esperanças, um Próspero Ano Novo e chuva de bençãos nos lares e corações de todos (as).

Por: Williams Matheus Fernandes Araújo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.