Bahia investiga 6 casos suspeitos da ‘doença misteriosa da urina preta’


Sede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) no CAB, em Salvador

 

Seis novos casos da doença de Haff, conhecida como “doença misteriosa da urina preta”, estão em investigação na Bahia. A doença causa rigidez muscular súbita, dor muscular, torácica, dificuldade para respirar, dormência e perda de força no corpo e deixa a urina escura.  A condição também pode evoluir com insuficiência renal e, se não tratada, levar a morte.

No ano passado o registro de casos acendeu um alerta na Secretaria da Saúde do estado (Sesab). Em novembro a pasta chegou a emitir um alerta direcionado a profissionais de saúde do estado para a ocorrência de casos de Haff. Uma nota técnica com informações sobre a doença, sintomas, possíveis causas e os casos já registrados foi publicada no site da pasta .

De acordo com a Sesab, em 2021 foram notificadas oito ocorrências da doença de Haff nos municípios de Alagoinhas, Simões Filho, Maraú, Mata de São João e Salvador. Até o momento, dois casos foram descartados e seis permanecem em processo de investigação.

No ano passado foram notificados 45 casos e confirmados 40, em Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Entre Rios, Dias D’Ávila e Candiba.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.