Butantan começa hoje a produzir a Butanvac, anuncia governador de São Paulo


O governo de São Paulo anunciou o início da produção da vacina Butanvac — a primeira fabricada integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan — nesta quarta-feira (28). O anúncio ocorre antes mesmo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar os testes do imunizante em humanos e, consequentemente, o uso emergencial a partir dos primeiros resultados.

De acordo com o governador João Doria (PSDB), o instituto iniciou hoje a produção de 1 milhão de doses do imunizante. Ainda segundo o governo paulista, o estado entregará 18 milhões de doses da vacina até a primeira quinzena de julho, data prevista para conclusão do processo de análise das características do imunizante pela Anvisa e permissão para uso emergencial, ou definitivo.

Na terça-feira (27), a Anvisa informou que os documentos necessários para concessão da autorização de testes clínicos em humanos estavam incompletos. A tecnologia utilizada no desenvolvimento da vacina é a mesma utilizada pelo Instituto Butantan na produção da vacina

“Hoje o Brasil dá mais um importante passo para a independência científica e tecnológica para produção de uma vacina em nosso país. Uma vacina para proteger a população brasileira e salvar vidas. Um ativo da ciência, mas também um ativo econômico, social e um ativo de esperança para os brasileiros”, disse João Doria.

Em seu discurso, o governador de São Paulo cobrou celeridade da agência reguladora na análise dos critérios de aprovação da testagem e aplicação vacina. “Menos burocracia e mais solidariedade é o que nós esperamos da Anvisa. Seguir os critérios científicos sim, mas lembrar que nós estamos diante de uma pandemia”, afirmou o tucano, pedindo urgência na aprovação.

CNN Brasil

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.