Resumo da Ata
No dia 5 junho de 2017 ocorreu a 13ª sessão ordinária na câmara de vereadores, presidida pelo Exmo Sr. Paulo Henrique da Silva, auxiliado pelos vereadores Joana D’arc da Silva e Ailton Lopes ( primeira e segundo secretários). De inicio Ailton Lopes lê um trecho da bíblia, em seguida o mesmo realizou a chamada. Presentes estavam: Ailton Lopes, Alvimar Novais, Ari Rodrigues, Edmilson Coutinho, Fábio Rocha, Jeovane Costa, Joana D’arc Silva, Luiz Carlos Pereira, Manoel Inácio Filho, Paulo Henrique da Silva e Salvador Alves.
O vereador Edmilson Coutinho faz as seguintes indicações:
Indicação número 14: Sugeriu o nome de Sr. Hermínio Balesteiro da Cruz no inicio da Rua Rodrigo Ferreira Neves, estendendo para o lado sudoeste do bairro.
Indicação número 15: Sugeriu o nome do Sr. Jovelino Ribeiro do Santos no inicio da Rua Vivendas de São José, seguindo o córrego ao lado sul.
Indicação número 16: Sugeriu o nome Dr. Jairo Luiz Cardoso Junior para a praça localizada loteamento.
Indicação número 17: Sugeriu nome do Sr. Joaquim Elias Teixeira no inicio da rua Jovelino Ribeiro do Santos e terminando na rua Emiliana do Santos Carvalho.
Indicação número 18: Sugeriu o nome do Sr. Manoel da Silva Mattos na rua que localiza o loteamento Gira Sol, bairro São Geraldo, dando acesso a Fazenda Cercado e povoado Capivara.
O vereador Alvimar Novais faz as seguintes indicações:
Indicação número 19: Solicitou a complementação da pavimentação asfáltica na rua Botuporã ( Loteamento João Gualberto) Bairro Lagoa de Cima, com a extensão de aproximadamente 50 metros.
Projetos aprovados por unanimidade: Campanha IPTU em dia dá prémios e registro obrigatório de hóspedes em meios de hospedagem localizados no município de Caculé.
Em primeira discussão, emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 09/2016 que institui e organiza o Sistema Municipal de Ensino do Município de Caculé, definindo a estrutura da Secretaria Municipal de Educação. Também em primeira discussão, o parecer da Comissão de Justiça e Redação ao Projeto de Lei nº10 que dispõe sobre a proibição do ingresso ou permanência de indivíduos utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos comerciais, bancários e nos órgão públicos do Município de Caculé.
Fez uso da tribuna o Sr. Odenilson Mendes da Silva, relatou sobre os projetos de esporte voltado para crianças que estão surgindo no município, ressaltando que o Poder Público e a população estão se esquecendo dos projetos antigos, como a Associação Craques da Bola, que além da prática de esporte visa a parte social, e pediu atenção e contribuição de todos para que o projeto não pare.
Fez uso da tribuna o sr. Leomarcos Neri Bonfim faz a observação sobre o apoio financeiro a escola de BOX.
Finalizando a sessão o vereador Alvimar Novais, comentou sobre a notícia da liberação de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o asfaltamento da estrada que liga Caculé a Condeúba, o mesmo frisou que é uma vergonha, pois o tal recurso é insuficiente, na oportunidade Alvimar ressaltou que o município de Caculé vem fazendo a conservação do asfalto que liga a cidades vizinhas com recursos próprios. Em debate entre os vereadores, alguns saem em defesa do governo do estado, sendo eles: Edmilson, Salvador e Jeovane, alegando que várias obras realizadas no município foram através do governo Estadual e Federal. Em complemento o vereador Ari citou que é humilhante dar apenas R$ 100.000,00 para a manutenção da estrada.
Por: Caetano Augusto