Para alertar os servidores públicos e a população sobre a importância da valorização da vida, o Caps juntamente com o Governo de Caculé, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (27/9) uma palestra voltada à prevenção do suicídio que, de acordo com o Ministério da Saúde, mata cerca de 11 mil pessoas por ano no Brasil.
A palestra de Prevenção ao Suicídio abordou temas como: Saúde Mental e Suicídio, mitos sobre o comportamento suicida, fatores de risco e de proteção, impacto do suicídio na sociedade, prevenção e tratamento. O evento foi ministrado pelo Dr. Arthur Marques, psicólogo, e Drª Luana Cangussu,psiquiatra.
Para mais informação o Sertão Em Dia esteve com Drª Luana, ao perguntar, sobre a importância da conscientização para a sociedade, relata “ A questão maior é a prevenção, o suicídio ele é passivo de prevenção, de cada 10 casos 9 poderiam ser prevenido, e quase 100% tem um transtorno mental relacionado e muitas vezes essa prevenção não ocorre por conta dos tabus, mitos e do estigma, então temos que apender a falar a respeito, orientar a comunidade, os outros profissionais da saúde, a como lhe dar e conduzir essas pessoas potencialmente suicidas”.
Em seguida entrevistamos o Enfermeiro e Coordenador da saúde mental do município, Ricardo Alves, que relata, “ Este é um tema muito importante, como os colegas palestrantes abordaram, temos que estar sempre atentos, não os subestimarem, pois o próximo sempre precisa do apoio neste momento delicado da vida, e o Capes estar a disposição para toda a população Caculeense, para podermos fazer um bom trabalho em equipe é preciso a conscientização”.
Por: Caetano Augusto
Confiram as fotos: