Na tarde desta quinta-feira (21), aconteceu o lançamento do Livro do Caculeense José Fernandes, conhecido como Zezão de Mimi, o evento contou com a presença de amigos e autoridades da cidade.
A realização do lançamento do livro ocorreu no antigo Bar Pioneiro, que hoje é um recente bar de comida Japonesa (Aki Sushi). O Sertão Em Dia esteve com o autor Zezão, ao ser perguntado qual a importância do evento para o município, responde “ a importância é perpetuar a história de Caculé, pois estes fatos e histórias, anedotas, causos contados em versos e prosas que são de domínio público há muito tempo, todo mundo conhece essas histórias mas ficam só na oralidade, não tem nada escrito, então minha intenção foi perpetuar isso para gerações futuras, para fazer parte da memória de Caculé”.
Ao ser perguntado sobre o significado da palavra Picuá e o contexto do livro, responde “ Picuá é uma expressão bem regional, é uma sacola de couro que os feirantes usavam para carregar mantimentos, e era utilizada também por garimpeiros. Meu pai era garimpeiro e trazia do minério o Picuá cheio de ametistas e de pedras preciosas, por isso tive a idéia de colocar esse título: ‘Picuá de um Faiscador Sertanejo’. Que o faiscador é o garimpeiro que anda faiscando para encontrar pedras preciosas. Este livro também é uma homenagem a meu pai”.
No final da entrevista Zezão agradece a todos que estiveram presentes, e deseja boas festas juninas.
Matéria: Caetano Augusto
Confira as fotos: