Caculé: Período da piracema começa e pesca está proibida


Foto: Caetano Augusto/Sertão Em Dia/ Comocoxico-Caculé

O período da piracema começou a valer desde o início deste mês de novembro em Caculé, e a pesca de espécies nativas está proibida de 15 de novembro de 2017 até  o dia 15 de fevereiro de 2018. O objetivo é permitir que os peixes que sobem as corredeiras consigam se reproduzir em trechos de águas mais calmas.

Confira a portaria 
Foto: ASCOM

O que é a Piracema

Se você começou a pescar agora, com certeza ainda não sabe tudo sobre a Piracema. Para os mais leigos a palavra Piracema pode até soar como o nome de uma espécie de peixe, mas a na verdade esse é o termo que classifica o período de reprodução dos peixes.

Piracema é o movimento que os cardumes fazem contra a correnteza, nadando rio acima, para alcançar as nascentes e as cabeceiras dos rios para desova de ovos. É um período muito importante de reprodução das espécies de peixes e que deve ser respeitado. Por esse motivo, a pesca durante o período de Piracema é extremamente proibida.

De acordo com a lei federal de proteção do meio ambiente é proibido, durante a Piracema, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia. O uso de materiais perfurantes, como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança também é vetado durante esse período.

Se você for pego pescando durante a Piracema, poderá pagar uma multa mínima de R$ 700, ter todo seu material apreendido e responder judicialmente por crime ambiental. O órgão responsável pela inspeção do período da Piracema é a Polícia Militar Ambiental. Fique atento a esses períodos de pesca proibida para evitar problemas!

A pesca é proibida para valorizar a reprodução

Você deve estar se perguntando por que a pesca é proibida no período da Piracema. A resposta é simples. Se os peixes tiverem dificuldades para se reproduzir, muitas espécies podem ser extintas e você não terá nada para pescar. Além disso a extinção de qualquer espécie é um risco para o equilíbrio ambiental da região.

Segundo biólogos, a cabeceira do rio é o local onde os peixes recém-nascidos têm mais chance de sobrevivência.Proibir a pesca durante este período, permite que eles se desenvolvam e continuem o ciclo de vida natural, permitindo também a pesca.

Outro motivo para a proibição da pesca durante a Piracema é a grande concentração de peixes subindo juntos os rios. Quando eles estão em cardumes, se tornam presas fáceis de pesca. Com apenas uma rede seria possível capturar um cardume inteiro. Imagine agora centenas de pessoas utilizando esse método de pesca ao mesmo tempo. O resultado final poderia ser um desequilíbrio ambiental na região.

Por: Caetano Augusto 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.