Aconteceu na manhã deste sábado (12/08), um encontro com lideres comunitários e políticos da cidade, que teve como intuito recuperação de aguadas, manejo e conservação do solo e da água, limpeza de poços tubulares, de forma a ampliar a capacidade de reserva hídrica em áreas públicas e privada.
Para o debate a mesa foi composta pelo prefeito José Roberto Neves, Beto Maradona, Deputado Estadual Luciano Ribeiro, Presidente da Câmara Paulo Henrique e o secretário Irineu Barbosa do SEMEIA (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente e representantes das associações comunitárias. O programa de combate aos efeitos da seca tem como finalidade capacitar e dispor serviços mecanizados de preparo do solo, destinados a agricultores familiares recuperando o poder do investimento produtivo.
Em discurso o prefeito chama atenção para o entrosamento dos sindicatos com a comunidade, pois a falta desta comunicação dificulta o desenvolvimento das ações oferecidas pelo município, podendo gerar novos gastos. O gestor explica “O programa de combate a seca poderia ser criado pelo estado e levasse isso aos municípios, só que não podemos esperar , então criamos o nosso próprio onde vamos colocar a disposição dos nossos agricultores maquinas, tratores , limpezas de aguadas, limpeza de poços artesianos para diminuir os efeitos da seca”.
Ao perguntar a respeito da escassez de água nos municípios de Rio do Antônio e Guajeru, o deputado Luciano Ribeiro ressalta, “a seca é uma realidade permanente da nossa vida, então nós precisamos conviver com essa seca, a solução que sempre achei possível e aquela poderia ser resolvida é a construção da adutora da barragem do Truvisco até esses municípios. Apresentei uma indicação ao governo do estado que foi acatada, mas o governo do estado vem demorando para construir essa adutora que espero que seja a solução, torço a cada dia que as coisas assim funcionem.
Confiram as fotos: